close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Albino de Esmirna

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Filósofo grego de tendência sistematizadora, que estudou em Atenas como discípulo de Gaio, com o qual passou a agir em conjunto. Voltando a Esmirna lecionou por dois anos (151-152), foi mestre de Cláudio Galeno (129-201) quando este assistia suas palestras em Esmirna, e escreveu dois notáveis textos: Introdução aos diálogos de Platão, também citado simplesmente como Prólogo de Albino ou Eisagoge, e Epítome, também chamado Didaskalikos, em que expõe suas doutrinas e, além disso, publicou as lições de Gaio. Com uma tendência sistematizadora, classificou os estudos filosóficos em duas categorias: a teórica e a prática. Definiu como teóricas a teologia, a física e a matemática, e práticas a ética, a economia e a política.

Sua teologia discorreu sobre temas e opiniões que teriam desdobramentos no neopolatonismo posterior e nas idéias trinitárias da divindade. Sua idéia trinitária de divindade estava dividida em três deuses, os hipóstases, um como o principal e os outros dois subordinados. Usou as teorias da física de Aristóteles e do estoicismo para explicar a natureza, embora tenha contestado ao estoicismo na afirmação de que somente o corpóreo age, advertindo que, pelo contrário, os corpos são passivos, e que as causas eficientes são incorpóreas, e destacou, ao modo pitagórico, o caráter superior e catártico da matemática. Infelizmente, a história não preservou sua criativa obra que teriam dado crédito integral à sua genial originalidade e seus resumos escolásticos dos estudos platônicos. O nome Alkinoos refere-se à mesma pessoa, tendo a distinção dos nomes ocorrido apenas por uma corruptela de traduções alemãs.

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ordem A - Biografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Albino de Esmirna"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/albino-esmirna.htm. Acesso em 25 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Estude agora


Albert Camus

Albert Camus, um filósofo ainda pouco reconhecido dentro da história da filosofia contemporânea, mas detentor de uma...

Noam Chomsky

Um dos maiores intelectuais ainda vivos, Noam Chomsky é um filósofo e linguista estadunidense. Ele também é...