Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Adam Riese

Adam Riese, matemático alemão
Adam Riese, matemático alemão
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Matemático algebrista alemão nascido em Staffelstein am Main, conhecido pelo uso pioneiro de cálculos em números arábicos em vez da utilização dos ábacos, introduzindo a matemática com algarismos indo-arábicos no Ocidente, e também conhecido como O grande, pelo trabalho desenvolvido na área da matemática computacional.

Trabalhando como engenheiro civil em uma empresa de mineração saxônica, escreveu uma série de livros aritméticos comerciais populares empregando métodos computacionais com algarismos indo-arábicos em vez dos contadores tradicionais, como Rechenung auff der Linihen (1518) e o Rechenung auff der Linihen und Federn (1522), tornando-se o mais famoso e o mais influente aritmético alemão do século XVI.

Aprofundando-se em álgebra escreveu seu célebre livro no assunto, Die coss (1524), onde manipulou algebricamente expressões quadráticas e e que apenas foi impresso quatro séculos depois (1922). Morreu em Annaberg im Erzgebirge.


Figura copiada do site Biographisches Institut Neuwied:
http://home.t-online.de/home/biographien/

Fonte: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Adam Riese"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/adam-riese.htm. Acesso em 19 de abril de 2024.

De estudante para estudante