Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Abu Hamid

Abu Hamid filósofo árabe
Abu Hamid filósofo árabe
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Filósofo místico árabe nascido em Tus, nos arredores da cidade iraniana de Meshed ou Khorasan, autor de uma das primeiras obras traduzidas do árabe para o latim, Maqasid al-falasifah (Os objetivos dos filósofos), que teve grande influência na Europa do século XII. Seu pai morreu quando era ainda muito novo mas teve a oportunidade de começar a sua educação na sua cidade natal e depois estudou em Jorjan e Nishapur, onde foi discípulo de al-Juwayni, imã das cidades santas de Meca e Medina.

Adquiriu um padrão elevado de sabedoria na religião e na filosofia e logo recebeu um cargo de honra que foi sua nomeação como um professor na universidade de Nizamiyah, em Bagdá (1091), uma das instituições com a maior reputação do ensino na era dourada do conhecimento muçulmano, a convite do vizir dos sultanatos seldjúcidas. Vivendo um delírio espiritual, abandonou a carreira acadêmica e transformou-se um ascético, doou seus bens à família, deixou Bagdá (1095) e partiu em peregrinação a Meca.

Passou por esse processo de transformação mística e voltou a Tus (1096), onde passou a levar uma vida virtualmente monástica, cercada de discípulos, conforme mostrada na obra autobiográfica al-Munqidh min ad-dalal (1106). Ainda neste mesmo ano, movido por motivos religiosos, recomeçou sua carreira acadêmica em Nishapur (1106-1110), onde desenvolveu intensa atividade intelectual, em grande parte nas áreas da jurisprudência e da teologia, embora tenha evoluído em seu misticismo, que o conduziu aos mais altos graus do sufismo, o misticismo islâmico.

Com a saúde em decadência, voltou então a Tus (1110), onde permaneceu até a morte, ocorrida no ano seguinte. Sua vida foi solitária e devotada a contemplação e a escrita, que fizeram dele um grande escritor de livros sobre religião, filosofia e sufismo. A sua principal obra foi um conjunto de quarenta livros nos quais expôs a doutrina e a prática do Islã e estabelecia as bases de uma vida de devoção. Sua influência foi profunda e tornou-se perpetua como um dos maiores teólogos do Islã, com o relato de sua própria evolução espiritual, que o conduziu à experiência mística. Suas doutrinas teológica penetraram a Europa, influenciado os judeus e cristão e diversos de seus argumentos parecem ter sido adotados por São Thomas de Aquino a fim restabelecer similarmente a autoridade da religião cristã ortodoxa no Ocidente.

Figura copiada da página AL-GHAZALI:
http://www.islam.org.br/ al_ghazali.htm

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Abu Hamid"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/abu-hamid.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante