Topo
pesquisar

Unirrâmios (Subfilo Uniramia)

Animais

PUBLICIDADE

O Filo Arthropoda é um grupo muito diversificado. Por tal motivo, e devido a pesquisas relacionadas a parentesco entre os organismos, existem várias propostas relativas à sua classificação. Dentre elas, há uma em que seus representantes são divididos em três Subfilos: o Crustacea, Chelicerata e Uniramia.

Os primeiros abrigam caranguejos, siris, camarões, dentre outros. Já os quelicerados são as aranhas, escorpiões, ácaros, etc. Quanto aos unirrâmios, seus representantes mais conhecidos pertencem às Classes Insecta, Chilopoda e Diplopoda.

A maioria dos insetos é terrestre e, dentre todos os grupos de invertebrados, somente a Classe Insecta abriga espécies voadoras. As asas podem estar ausentes, se apresentar em dois ou quatro pares, ou surgir somente em épocas específicas do ciclo de vida.

Seus representantes têm o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome. Apresentam três pares de pernas, um par de antenas, um par de olhos compostos, três olhos simples e apêndices bucais, formados por um par de mandíbulas e dois de maxilas, e que variam de acordo com o nicho ecológico do animal. Excretam ácido úrico; e a alimentação destes é variada: alguns são herbívoros, outros carnívoros, detritívoros, etc.

Alguns exemplos de insetos; libélulas, baratas, cupins, grilos, piolhos, barbeiros, pulgões, besouros, abelhas, mosquitos, pulgas e borboletas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As lacraias e centopeias pertencem à Classe Chilopoda, apresentando o corpo achatado, dividido em cabeça e tronco. Há um par de patas longas em cada segmento de seu corpo, sendo o primeiro modificado em uma estrutura que contém veneno, a forcípula. Graças a ela, o animal pode capturar suas presas com mais facilidade.

Já os piolhos-de-cobra, ou embuás, pertencentes à Classe Diplopoda, são herbívoros ou detritívoros. O corpo é arredondado, dividido em cabeça, tórax curto e abdome longo. No tórax há quatro metâmeros, sendo que cada um dos três últimos apresentam um par de patas curtas. Já no abdome, são encontrados dois pares de patas curtas em cada segmento, e a forcípula é ausente.

Tanto quilópodes quanto diplópodes possuem somente um par de antenas, um par de mandíbulas e um ou dois pares de maxilares. Nesse sistema de classificação, esses dois grupos pertencem à Superclasse Myriapoda. Para outros autores, em classificações diferentes, este nome, e grupo, recebem o status de Subfilo.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Invertebrados - Animais - Brasil Escola

Piolho-de-cobra: representante do Subfilo Uniramia
Piolho-de-cobra: representante do Subfilo Uniramia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Unirrâmios (Subfilo Uniramia)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/unirramiossubfilo-uniramia.htm. Acesso em 23 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola