Topo
pesquisar

Periquito-da-carolina (Conuropsis carolinensis)

Animais

PUBLICIDADE

Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Psittaciformes
Família Psittacidae
Gênero Conuropsis
Espécie Conuropsis carolinensis

O Conuropsis carolinensis, popularmente conhecido como periquito-da-carolina, era a única ave da Família Psittacidae nativa dos Estados Unidos, ocorrendo em área que abrangia desde o Golfo do México aos Grandes Lagos.

A fêmea era menor que os machos, e colocava seus ovos em troncos ocos. Estas aves viviam em bandos, formados aproximadamente por uma centena de indivíduos.

Com tamanho de aproximadamente 20 centímetros de envergadura e 15 centímetros de cauda, apresentavam plumagem de coloração predominantemente verde, com regiões de cor amarela na cabeça, pescoço, coxas e asas; e o bico, e ao redor dos olhos, de cor alaranjada.

Descrita por Lineu, em 1758, foi extinta em consequência da chegada dos colonos europeus do século XVII. Como foram desmatadas diversas áreas para agricultura e construção de casas, estes animais perderam muitas das suas fontes de alimentação. Assim, passaram a driblar este problema buscando sementes e frutos cultivados pelos colonos, que passaram a considerá-los como praga, caçando-os impiedosamente. Assim, os últimos exemplares da natureza foram extintos em abril de 1904. Catorze anos depois, em fevereiro de 1918, o último indivíduo de cativeiro, chamado Incas, morreu no Jardim Zoológico de Cincinnati.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, existem apenas 720 espécimes (ou menos) conservados em museus e coleções distribuídas por todo o mundo.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

O periquito-da-carolina vivia em bandos
O periquito-da-carolina vivia em bandos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Periquito-da-carolina (Conuropsis carolinensis)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/periquitodacarolina-conuropsis-carolinensis.htm. Acesso em 20 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola