PUBLICIDADE
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Psittaciformes
Família Psittacidae
Gênero Conuropsis
Espécie Conuropsis carolinensis
O Conuropsis carolinensis, popularmente conhecido como periquito-da-carolina, era a única ave da Família Psittacidae nativa dos Estados Unidos, ocorrendo em área que abrangia desde o Golfo do México aos Grandes Lagos.
A fêmea era menor que os machos, e colocava seus ovos em troncos ocos. Estas aves viviam em bandos, formados aproximadamente por uma centena de indivíduos.
Com tamanho de aproximadamente 20 centímetros de envergadura e 15 centímetros de cauda, apresentavam plumagem de coloração predominantemente verde, com regiões de cor amarela na cabeça, pescoço, coxas e asas; e o bico, e ao redor dos olhos, de cor alaranjada.
Descrita por Lineu, em 1758, foi extinta em consequência da chegada dos colonos europeus do século XVII. Como foram desmatadas diversas áreas para agricultura e construção de casas, estes animais perderam muitas das suas fontes de alimentação. Assim, passaram a driblar este problema buscando sementes e frutos cultivados pelos colonos, que passaram a considerá-los como praga, caçando-os impiedosamente. Assim, os últimos exemplares da natureza foram extintos em abril de 1904. Catorze anos depois, em fevereiro de 1918, o último indivíduo de cativeiro, chamado Incas, morreu no Jardim Zoológico de Cincinnati.
Atualmente, existem apenas 720 espécimes (ou menos) conservados em museus e coleções distribuídas por todo o mundo.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia