Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Carcará-de-Guadalupe (Polyborus lutosus)

Carcará-de-Guadalupe: ave cuja extinção se deu de forma trágica.
Carcará-de-Guadalupe: ave cuja extinção se deu de forma trágica.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clase: Aves
Orden: Falconiformes
Familia: Falconidae
Gênero: Polyborus
Espécie: Polyborus lutosus
 

A carcará-de-Guadalupe, Polyborus lutosus, foi uma espécie de ave de rapina que vivia no México, se restringindo à Ilha de Guadalupe. De tamanho relativamente grande (60 centímetros de comprimento), sua plumagem possuía coloração branca com regiões de tom marrom claro e escuro, sendo que a face e a pata eram de cor amarelada.

Construía seus ninhos em topos de penhascos e zonas de difícil acesso, botando aproximadamente três ovos por ano, nos meses de abril. De hábitos diurnos, se alimentava de crustáceos, roedores, minhocas, insetos e também cadáveres.

Bastante dóceis e sem grandes temores pela espécie humana, seus poucos exemplares foram facilmente caçados, devido, principalmente, à ação dos colonos – os mesmos que as descreveram, em 1876. O motivo estava relacionado ao fato de que estas aves criaram o hábito de também se alimentar de filhotes de ovelhas, que foram introduzidas neste território.

No fim do século XIX, com o abandono da ilha pelos colonos, acreditava-se que esta espécie, já com a população consideravelmente reduzida, conseguiria se reestabelecer ao longo do tempo. Entretanto, em 1900, o ornitólogo Rollo Beck, ao visitar a ilha, acreditou que os onze exemplares de carcará-de-Guadalupe que encontrou eram aves comuns. Assim, levou consigo nove exemplares, que sacrificou para estudos posteriores.

Após este evento, nenhum indivíduo desta espécie foi avistado novamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Animais Extintos - Animais - Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Carcará-de-Guadalupe (Polyborus lutosus)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/carcaradeguadalupe-polyborus-lutosus.htm. Acesso em 23 de abril de 2024.

De estudante para estudante