Topo
pesquisar

Uniforme Escolar

Volta às Aulas

PUBLICIDADE

O uniforme escolar é um item que proporciona grande praticidade para os alunos e economia para os pais. Com certeza, usar diferentes roupas a cada dia de aula é no mínimo, caro, devido ao desgaste. Fora isso, crianças e adolescentes numa certa idade sempre querem chamar a atenção dos colegas usando roupas diferentes e mais caras, desencadeando o consumismo.

A prática das escolas em estabelecer o uso da mesma roupa entre os alunos possui sua origem no exército, uma das primeiras instituições a adotar uma vestimenta única para todos os seus militares. Os uniformes escolares começaram a ser utilizados por volta de 1890 pelos estudantes da Escola Normal, responsável pela formação de professores. As escolas mais tradicionais passaram a adotar o uniforme, de fato, somente na década de 20. Já as demais, na década de 30.

Os uniformes foram criados para simbolizar as cores, o nome, a tradição e o símbolo da escola, desta forma, os alunos uniformizados deveriam manter um comportamento exemplar e zelar pela imagem das instituições, mesmo fora delas. Entre as décadas de 40 e 70, o uniforme de uma instituição conceituada era um símbolo de aceitação social, sendo o sonho de muitos alunos e pais. A partir da década de 90, as escolas, principalmente privadas, mudaram bastante os modelos de seus uniformes, fazendo roupas mais confortáveis e descoladas.

Atualmente, os uniformes não são tão prestigiados pelos alunos. De fato, essa padronização é importante. Primeiro porque evita que a sala de aula se transforme em um “desfile de modas”. Além disso, seu uso desenvolve nos alunos, um sentimento de pertencimento ao grupo, fundamental no desenvolvimento psicossocial das crianças.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Uniforme Escolar"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/volta-as-aulas/uniforme-escolar.htm>. Acesso em 12 de fevereiro de 2016.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
  • Anderson Do Nascimentoquinta-feira | 28/01/2016 15:34Hs
    A expressão de quem vc é, está sendo usurpada pelo uso do uniforme no âmbito educacional que é o momento crucial da formação da nossa personalidade e identidade.
  • Anderson Do Nascimentoquinta-feira | 28/01/2016 15:34Hs
    Com todo mundo padronizado, como vou enxergar meu próximo como ele é e aprender a conviver. Vários colégios já trabalham essa ideia e aboliram o uso do uniforme e ainda usam as vestimenta para um trabalho de construção pessoal muito rico. A gente nasce e um sistema de decisões de como ter que viver, se vestir e ser são atribuídos a nós, não nos dando muita chance de lidar com nossa própria personalidade, por isso (acredito eu) que temos um monte de adultos com crise de identidade e facilmente manipuláveis por não ter um concretismo em suas ideias, decisões e personalidade.
  • Anderson Do Nascimentoquinta-feira | 28/01/2016 15:33Hs
    Sou terminantemente CONTRA uniformes no âmbito cultural e educacional, principalmente no que diz respeito à formação. Se trabalhamos a construção de uma identidade e personalidade é muito incoerente esconder o educador e o aluno atrás de uma vestimenta padronizada. No momento que mais precisamos trabalhar a identidade, a construção do "eu", a definição daquilo que somos, nossos gostos, nosso estilo... é importante que você possa escolher o que vai compor aquilo que te precede: Sua imagem. Sem contar que não aprendemos a lidar com as diferenças.
  • Davidquarta-feira | 19/11/2014 06:58Hs
    Enfoca apenas um lado: o uniforme como algo prático. Durante o processo de Socialização, principalmente nas Artes, lutamos para ressaltar nos alunos suas individualidades, com o intuito de despadronizá-los. Entendo o fato de que tornar o ambiente escolar um desfile de modas dificulta um pouco as coisas, pois torna extremamente evidente aos olhos dos alunos e dos professores as diferenças de classes existentes no espaço escolar. E qual é o problema nisso? No mundo fora da sala de aula os alunos assumem outros papéis sociais, são filhos, irmãos, amigos, pais, etc e para quais destes papéis sociais faz-se necessário o uso do uniforme? Estamos preparando mesmo nossos alunos para enfrentar a realidade fora da Escola?
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA