As crises do petróleo foram períodos de instabilidade no mercado de petróleo causados principalmente por eventos geopolíticos, como guerras, conflitos e embargo de países produtores de petróleo. As principais crises do petróleo ocorreram em 1973 e 1979.
A Crise do Petróleo de 1973, também conhecida como a Primeira Crise do Petróleo, teve início quando a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) decidiu restringir a produção de petróleo e aumentar os preços do produto. Isso levou a um aumento significativo nos preços do petróleo, que afetou a economia mundial, causando recessão e inflação em diversos países.
A Crise do Petróleo de 1979, também conhecida como a Segunda Crise do Petróleo, foi desencadeada pela Revolução Iraniana, que resultou na queda do Xá Reza Pahlavi e na ascensão do regime islâmico liderado pelo Aiatolá Khomeini. Como consequência, houve uma redução na produção de petróleo no Irã e um aumento nos preços do petróleo no mercado internacional.
Ambas as crises do petróleo tiveram um impacto significativo na economia global, levando os países a adotarem medidas para reduzir a dependência do petróleo e promover fontes de energia alternativas.