A Revolução Industrial foi um conjunto de transformações econômicas, sociais e tecnológicas que ocorreram a partir do século XVIII na Inglaterra e se espalharam por diversos países europeus e posteriormente para outras partes do mundo.
As três fases da Revolução Industrial são:
1. Primeira Fase (1760-1840): Caracterizada pela mecanização da indústria têxtil, com o desenvolvimento das máquinas a vapor, que substituíram a força humana e animal. Também houve avanços nos transportes, com a criação de ferrovias, e na metalurgia. Nessa fase, a produção passou a ser concentrada nas fábricas.
2. Segunda Fase (segunda metade do século XIX): Conhecida como Segunda Revolução Industrial, foi marcada pela eletrificação das indústrias, com a invenção da eletricidade e do motor a explosão, além do desenvolvimento das indústrias química, metalúrgica e petrolífera. Também aconteceram avanços nos transportes, com a invenção do automóvel.
3. Terceira Fase (a partir do século XX): Caracterizada pela automação das indústrias, com a implementação de computadores e robôs nas linhas de produção. Houve também um aumento significativo da globalização e da informatização, transformando a forma como a produção e a economia funcionam.