As leis da gravitação referem-se às leis formuladas pelo cientista Isaac Newton para descrever a interação entre corpos massivos. As três leis da gravitação são:
1ª lei da gravitação: Todo corpo no universo atrai outro corpo com uma força que é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles. Ou seja, a força gravitacional entre dois corpos é dada pela fórmula F = G * (m1 * m2) / r^2, onde F é a força gravitacional, G é a constante gravitacional, m1 e m2 são as massas dos corpos e r é a distância entre eles.
2ª lei - lei das áreas: Um planeta percorre órbitas elípticas com o Sol localizado em um dos focos da elipse. A reta que liga o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais.
3ª lei - lei dos períodos: O quadrado do período de revolução de um planeta é diretamente proporcional ao cubo do semieixo maior de sua órbita. Matematicamente, essa lei é representada por T^2 = k * a^3, onde T é o período de revolução, a é o semieixo maior da órbita e k é uma constante.