Os impactos ambientais associados à dinâmica entre clima e sociedade são diversos e podem ser observados em diferentes aspectos.
As mudanças climáticas provocadas pelo aumento da emissão de gases de efeito estufa, desmatamento, queimadas, poluição do ar e dos oceanos, entre outros fatores, são alguns dos principais impactos ambientais resultantes da interação entre o clima e a sociedade.
Esses impactos provocam alterações no padrão de chuvas, aumento da temperatura média global, elevação do nível do mar, aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos extremos (como tempestades, furacões, secas e ondas de calor), desequilíbrio nos ecossistemas e na biodiversidade, entre outros.
Além disso, tais impactos afetam diretamente a saúde e o bem-estar da população, a segurança alimentar, a economia e a qualidade de vida em geral. Portanto, é fundamental que a sociedade adote medidas que visem mitigar os impactos ambientais e buscar soluções sustentáveis para lidar com as consequências da dinâmica entre clima e sociedade.