A história que narra que a filosofia foi criada por Pitágoras é uma interpretação da tradição filosófica e histórica da Grécia Antiga. Pitágoras foi um filósofo, matemático e músico grego que viveu por volta do século VI e V a.C. Ele fundou uma escola de pensamento conhecida como Pitagorismo, que teve grande influência no desenvolvimento da filosofia ocidental.
Segundo a tradição, Pitágoras foi o responsável por introduzir o termo "filosofia" como o amor ao conhecimento, a busca pela sabedoria e o questionamento do mundo ao seu redor. Ele acreditava na importância da razão e da busca pelo entendimento racional dos fenômenos naturais, em contraposição às explicações mitológicas e religiosas.
Assim, mesmo que não seja correto dizer que Pitágoras tenha "criado" a filosofia, sua contribuição para o desenvolvimento do pensamento filosófico na Grécia Antiga é indiscutível. Seus ensinamentos e ideias influenciaram diversos filósofos posteriores e ajudaram a moldar a tradição filosófica ocidental.