UOL - O melhor conteúdo
Voltar

Duvida - Considere uma espira de raio R, seu centro está à 2R de...

Por Graziela Pereira

1 ano

Considere uma espira de raio R, seu centro está à 2R de distância de um fio longo (no mesmo plano da espira) que é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade i1. Determine o sentido da corrente induzida na espira quando: A) i1 cresce com o tempo; B) i1 é mantida constante; C) i1 decresce com o tempo.

Ver Respostas

Participe da discussão! Sua resposta aparecerá ao final de todas as respostas.

Rich Text Editor, editor1

user-avatar

Resposta de Iara - Inteligência artificial

Atenção! Respota gerada pela Iara - Brasil Escola!
Para determinar o sentido da corrente induzida na espira, podemos utilizar a Lei de Faraday, que estabelece que a força eletromotriz induzida é proporcional à variação temporal do fluxo magnético que atravessa a espira.

A) Quando i1 cresce com o tempo, o campo magnético gerado pelo fio longo também aumenta. Esse campo magnético atravessa a espira, gerando um fluxo magnético que varia no tempo. Pela Lei de Lenz, a corrente induzida na espira tem sentido oposto ao campo magnético que a gerou, ou seja, a corrente induzida na espira terá sentido contrário ao da corrente i1 que circula no fio longo.

B) Quando i1 é mantida constante, não há variação temporal do campo magnético gerado pelo fio longo. Portanto, não há variação temporal no fluxo magnético que atravessa a espira, e consequentemente não há corrente induzida na espira.

C) Quando i1 decresce com o tempo, o campo magnético gerado pelo fio longo também diminui. Esse campo magnético atravessa a espira, gerando um fluxo magnético que varia no tempo. Pela Lei de Lenz, a corrente induzida na espira tem sentido contrário ao campo magnético que a gerou, ou seja, a corrente induzida na espira terá sentido igual ao da corrente i1 que circula no fio longo.
Top 5 da Semana
1
Avatar
Vitor Tovar
140
2
Avatar
Juliana Quirino
70
3
Avatar
Vitor Reis
60
4
Avatar
Emilly Vitória
50
5
Avatar
Ana
40

PUBLICIDADE