Para calcular fusos horários, é importante considerar a diferença de horas entre dois pontos geográficos, levando em conta a rotação da Terra e a divisão em 24 fusos horários ao redor do mundo.
1. Determine o horário local de cada localidade em relação ao horário padrão de Greenwich (GMT). Por exemplo, se você está em São Paulo, Brasil, o fuso horário é UTC-3. Se está em Paris, França, o fuso horário é UTC+1.
2. Calcule a diferença de horas entre os dois fusos horários. Por exemplo, se você está comparando São Paulo (UTC-3) com Paris (UTC+1), a diferença é de 4 horas (3 horas de diferença mais 1 hora devido ao sinal de +1 em Paris).
3. Para calcular o horário local em um dos fusos horários em relação ao outro, some ou subtraia a diferença de horas encontrada. Por exemplo, se são 10h em São Paulo e queremos saber que horas são em Paris, somamos as 4 horas de diferença, resultando em 14h em Paris.
É importante sempre ter em mente se deve somar ou subtrair as horas de acordo com a direção da viagem (leste ou oeste) e se o fuso horário é positivo ou negativo em relação ao GMT.