PUBLICIDADE
A pleurisia é uma doença que ocorre na pleura, membrana que envolve os pulmões, caracterizada pela irritação e inflamação da mesma, podendo ser causada pela presença de vírus ou bactérias. A pleurisia pode originar líquidos na cavidade pleural, sendo classificada como pleurisia líquida; ou pode apresentar apenas a inflamação, sendo classificada como pleurisia seca.
Desenvolve-se através de problemas já surgidos nos pulmões, por problemas reumáticos, traumas no tórax, coágulos nos pulmões, câncer, problemas nos rins, fígado e pâncreas, por fragilidade no sistema imunológico e por alguns cancros. Os principais sintomas da doença são: dor no peito que pode chegar até a altura dos ombros, febre, dor ao respirar, tosse e espirros (que podem durar de uma até duas semanas).
Depois de identificados os sintomas, o indivíduo deve procurar orientação médica e, se realmente constatar a possibilidade da existência da doença, deverá fazer exames como raio-x do tórax, tomografia computadorizada ou ultrassonografia do tórax. Também é possível detectar a doença através da biópsia pleural.
O tratamento para a inflamação é realizado de acordo com o agente causador da doença. Se a pleurisia for provocada por um vírus, não há utilização de medicamentos para erradicar a doença e sim os seus sintomas. Se a pleurisia for bacteriana, o tratamento é realizado à base de antibióticos para erradicar o agente.
A pleurisia não pode ser prevenida, mas o tratamento correto para qualquer problema diminui as chances de desencadear a doença.
Por Gabriela Cabral