Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Releitura, você como outra pessoa!

Quando você relê seu texto, torna-o mais claro e convidativo!
Quando você relê seu texto, torna-o mais claro e convidativo!
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Poucos são os que releem seus textos e ao deixarem de fazer isso perdem credibilidade junto ao público leitor e, muitas vezes, pontos, no caso do processo seletivo.

Isso ocorre porque é no momento da releitura que o escritor analisa seu texto e o avalia de acordo com seus critérios e sua individualidade cultural.

Para que o processo de reler sua produção se torne mais agradável, imagine a seguinte situação: Você é outra pessoa, um leitor que um dia estava passando perto de uma banca e comprou uma revista ou jornal que continha seu texto.

A partir desse momento, você deve pensar: Será que leria meu texto se o visse em um jornal? Será que meu título e tema estão chamando a atenção? Será que os parágrafos estão compreensíveis? Fui claro e objetivo?

Se tivesse feito a releitura, provavelmente você não se preocuparia tanto, pois teria noção de como ficou o todo textual!

Quando reler seu texto, coloque-se na condição daquele leitor acima e acrescente o fato de que ele não saiba nada sobre o assunto tratado. Dessa forma, todas as informações devem estar esclarecidas, a linguagem clara, os termos simples. Tudo para que o interlocutor entenda claramente o que você quis dizer.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, você se preocupará se os períodos estão muitos extensos, se faltam vírgulas, pontos finais e se as palavras foram usadas corretamente! É melhor empregar termos mais habituais do que tentar colocar “palavras difíceis”, com a intenção de parecer erudito! Também é muito comum em redações, ideias expostas da mesma maneira que surgem na mente, ou seja, os argumentos aparecem uns emendados aos outros, sem se preocupar com a pontuação. Então, quando muito em meio às vírgulas, surgem aqueles parágrafos enormes e confusos!

Além disso, é na condição de destinatário que o emissor percebe o uso da oralidade no texto: gírias, jargões, expressões absolutistas (atualmente, hoje em dia, nos dias de hoje).

Uma dica é fazer rascunho, pois enquanto você faz a releitura, faz também as correções necessárias!

Se não te atrapalhar, sempre que escrever um parágrafo volte nele e veja se um leitor entenderia o que registrou naquele trecho!

Quer melhorar sua escrita e sua nota? Posicione-se como interlocutor! Quando você se coloca no papel de leitor, sai da condição de escritor e tem olhos mais críticos a respeito do que escreveu!

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras

Escritor do artigo
Escrito por: Sabrina Vilarinho Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

VILARINHO, Sabrina. "Releitura, você como outra pessoa!"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/releitura-voce-como-outra-pessoa.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante