Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Pósitrons

Química

Pósitrons são partículas de elétrons com carga positiva usadas em tomografias e na ressonância magnética funcional.
PUBLICIDADE

Pósitrons são elétrons com carga positiva.

Algo diferente nessa definição? É claro que sim, elétrons normalmente têm carga negativa. Mas então, como se explica existência de tais partículas?

Formação de pósitrons

Um elétron é carregado positivamente quando um próton presente no núcleo decai dentro de um nêutron. Portanto, um pósitron é emitido do núcleo quando uma partícula positiva (próton) se choca contra uma neutra (nêutron).

O isótopo de potássio K-40 é considerado um emissor de pósitrons.

Produtos da reação: isótopo do elemento Argônio (Ar-40) e pósitron 0℮+1 (elétron com carga positiva).

O melhor termo para definir um pósitron seria “antimatéria? Se um pósitron colidir com um elétron, as duas partículas serão destruídas e ocorrerá uma liberação de energia, ou seja, será como se nunca tivessem existido.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aplicação dos pósitrons

A medicina está se apoiando em aparelhos que utilizam tais partículas para novas descobertas científicas.

A tomografia por emissão de pósitrons (PET) e a ressonância magnética funcional (FMRI) permitem observar, em detalhes e em tempo real, o funcionamento do cérebro humano. Essa tecnologia permite perceber, por exemplo, a influência das emoções sobre o processo de adoecer.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Pósitrons"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/positrons.htm. Acesso em 16 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
Você sabe o que é antimatéria? Clique aqui para saber quais são as aplicações e implicações dessas partículas do avesso.
Conheça o funcionamento da bomba mais potente até então conhecida, a bomba de hidrogênio ou bomba H. Veja também quantas já foram lançadas na Terra.
Conheça como Irene Curie e seu marido descobriram a existência dos pósitrons, partículas radioativas que possuem massa igual ao elétron, mas com carga positiva.
Conheça qual é a constituição da emissão radioativa de partículas alfa, sua descoberta, seu poder de penetração e quais os danos que ela causa ao ser humano.
Descubra tudo sobre as radiações beta: sua descoberta, constituição, consequências da sua emissão para a estrutura do átomo, seu poder de penetração e danos ao ser humano.
Descubra a constituição da radiação natural mais perigosa para o ser humano: a radiação gama.
Todos os fenômenos da Física podem ser reduzidos a quatro tipos de interações fundamentais: a força gravitacional, eletromagnética, força forte e fraca. Todas essas forças atuam mediante diferentes partículas mediadoras, chamadas de bósons. Venha saber mais sobre o tema com o nosso texto!