Whatsapp

Paracelso: cientista da saúde

Química

PUBLICIDADE

Por volta do ano de 1.500, a medicina era considerada ultrapassada, nesta época só se conhecia o tratamento de doenças através de ervas, plantas e substâncias extraídas de animais. Não se imaginava que a cura para alguns males estava nos recursos minerais, foi aí que Paracelso, cujo nome verdadeiro era Phillipus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim, desempenhou seu papel de médico e alquimista.

Paracelso (1493-1541) surgiu como o médico que iria revolucionar a história da medicina. É dele a frase: “Todas as substâncias são venenos, não existe nada que não seja veneno. Somente a dose correta diferencia o veneno do remédio.” A partir dela já se nota a habilidade do médico alquimista em estipular doses precisas de medicamento para a cura de doenças.

Paracelso revelou que os elementos químicos como o zinco, ferro, manganês, poderiam estar presentes em nosso corpo. Ao contrário do que pensavam na época, os minerais existiam na forma orgânica e não somente na forma inorgânica (fora do organismo). Foi a partir daí que o alquimista propôs uma interação dos minerais e metais com o bem estar do homem, e um de seus estudos envolvia a cura da sífilis com mercúrio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em uma época que a sífilis atingiu inúmeras pessoas na Europa, por volta de 1527, os estudos de Paracelso aparecem como um milagre. Este médico, pela primeira vez na história, usou algo que não fosse vegetal, nem animal para tratamento médico. A sífilis curada pelo metal mercúrio foi uma amostra desta inovação e foi considerada a mais importante descoberta de Paracelso.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Paracelso, revolucionou a história da medicina
Paracelso, revolucionou a história da medicina

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Paracelso: cientista da saúde"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/paracelso-cientista-saude.htm. Acesso em 07 de maio de 2021.

Artigos Relacionados
Conheça a história de Alessandro Volta, um cientista que estudou sozinho grande parte de sua vida e ficou famoso por inúmeras invenções, principalmente a pilha elétrica.
Conheça as correntes, os princípios, os objetivos e as contribuições gerais da Alquimia.
Conheça a história de vida de uns dos principais cientistas da história da Química e da Física: John Dalton. Foi ele que deu origem à primeira teoria atômica.
Conheça a história de vida de Lavoisier, onde e quando nasceu, com quem se casou, quais foram suas principais descobertas, contribuições para a química moderna e seu triste fim.
Veja a biografia de Niels Böhr, um dos gigantes da ciência, conhecido principalmente por seu modelo atômico que explicava o espectro eletromagnético.
Conheça a história de vida de Robert Boyle, um dos principais cientistas de todos os tempos, que contribuiu para transformar a alquimia em química.