Topo
pesquisar

Do que é composta a pasta dental?

Química

PUBLICIDADE

Você já teve a dúvida: Qual a composição da pasta dental? É importante saber quais substâncias são responsáveis pela proteção de seus dentes e de livrá-lo do famoso “bafo de onça” ao acordar.

A composição dos cremes dentais pode variar de uma marca para outra, mas precisa conter os ingredientes abaixo para garantir uma boca saudável e um hálito fresco:

Carbonato de cálcio (CaCO3): uma das substâncias abrasivas, elas agem durante a escovação aumentando o atrito com os dentes. Esta ação promove uma espécie de esfoliação da camada mais externa dos dentes, retirando toda a placa bacteriana.

Fluoreto de sódio (NaF): este é o protetor do esmalte dental, o flúor se combina com o fosfato de cálcio presente nos dentes e dá origem à fluoropatita. Essa substância garante maior proteção contra cáries dentárias, pois inibe a ação de bactérias.

Sorbitol - C6H8 (OH)6: essa substância é responsável pelo sabor doce da nossa pasta dental.

Esses são os principais componentes que agem sobre seus dentes na hora da escovação. Agora você já sabe como proteger sua boca com a ajuda de substâncias químicas!

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!
O pH da boca e a deterioração dos dentes

Curiosidades de Química - Química - Brasil Escola

Como limpar e proteger seus dentes?
Como limpar e proteger seus dentes?

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Do que é composta a pasta dental?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/do-que-composta-pasta-dental.htm. Acesso em 22 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola