Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Como é destruída a camada de ozônio?

Química

Você sabia que o spray de cabelo destrói a camada de ozônio?
Você sabia que o spray de cabelo destrói a camada de ozônio?
PUBLICIDADE

O ozônio é um gás que possui fórmula molecular O3, e em função de sua característica química doa facilmente moléculas de oxigênio para espécies de radicais livres como o nitrogênio, hidrogênio, bromo e cloro. O revestimento de ozônio que envolve a Terra e a protege de vários tipos de radiação é conhecido como camada de ozônio.

Quando os raios U.V (raios ultravioleta) incidem sobre uma molécula de ozônio, ocorre uma liberação de energia responsável por romper as ligações entre os átomos, nesse momento é liberada uma molécula de O2 e um átomo de oxigênio livre. Veja a equação que representa esse processo:

O3 (g) + hν → O• + O2 (g)

Repare que o produto desta reação é uma molécula de O2 e o oxigênio livre que vai se ligar aos radicais: nitrogênio, hidrogênio, bromo ou cloro. Esses radicais ocorrem naturalmente na estratosfera, por outro lado existem os CFC’s (clorofluorcarbonetos) que são produzidos pelo homem através da poluição.

Os CFC’s contribuem para a destruição da camada de ozônio, eles atravessam as camadas mais baixas da atmosfera e se acumulam nas camadas superiores da estratosfera, a radiação U.V. ocasiona a fotodecomposição das moléculas de CFC’s e estas liberam o cloro que é um catalisador da destruição de ozônio. Um átomo de cloro pode destruir até cem mil moléculas de ozônio.

Mas exatamente de onde vêm os CFC’s? São gases usados nos sistemas de refrigeração, são encontrados em solventes, espumas plásticas, embalagens de aerossóis (sprays) e muitos outros. Estes gases só se tornam perigosos quando atingem a estratosfera, ou seja, são inofensivos ao serem usados porque não reagem espontaneamente.

Os CFC’s presentes na atmosfera terrestre não são levados pela chuva, porque são muito estáveis e é justamente essa propriedade que os tornam tão perigosos: eles atravessam a atmosfera intactos, acumulando-se na estratosfera onde são responsáveis pela destruição da camada de ozônio.

Quais são as possíveis conseqüências da destruição da camada de ozônio?

• Aumento da incidência do câncer de pele, devido à ação dos raios ultravioleta;

• Nos últimos anos foi constatado que as geleiras polares estão se descongelando, causando um aumento no nível das águas nos oceanos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Consequências da destruição da camada de ozônio

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Como é destruída a camada de ozônio?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/como-destruida-camada-ozonio.htm. Acesso em 22 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
Saiba mais sobre o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio e a importância dessa data.
Saiba mais sobre o Dia da Terra clicando aqui! Descubra quando essa data foi criada, entenda sua importância, e conheça dicas de como preservar o planeta.
Conheça o conceito de biocombustível e como ele será usado na Rio+20, as vantagens e desvantagens de seu uso.
Entenda o que é a camada de ozônio, em que região da atmosfera ela fica, qual é a sua função, como o ozônio é formado e também como ele é destruído.
Veja nesse texto: o que é o efeito estufa, quais gases contribuem para ele e quais são as propostas apresentadas pelo Brasil no Rio+20 para diminuir a emissão desses gases.
Entenda qual é o princípio de funcionamento do conversor catalítico, ou catalisador, usado em carros para diminuir a quantidade de poluentes lançados na atmosfera.
Saiba tudo sobre a descoberta de quatro novos gases que destroem a camada de ozônio realizada por cientistas de uma Universidade em Londres.