PUBLICIDADE
O periodonto é o conjunto dos tecidos que revestem e envolvem o dente. É também chamado de aparato de inserção, estabelecendo uma unidade funcional biológica e evolutiva que sofre modificações com o meio bucal e também modificações decorrentes da idade.
Os tecidos periodontais são formados na fase embrionária. É um tecido que, durante o envelhecimento natural, aumenta seu grau de colapso e fica frágil às inflamações e infecções que progridem rapidamente. Tais inflamações e infecções atacam os tecidos que sustentam os dentes fazendo com que se percam os mesmos.
Para o tratamento desses males, é necessário remover a placa, o cálculo dental, a microbiota e a dentina contaminada por meio de raspagens realizadas na raiz dos dentes. As doenças que mais atacam hoje são:
Periodontite que é a inflamação que atinge os tecidos periodontais provocando a destruição dos mesmos e do osso alveolar. A doença amolece o dente por causa do tártaro e ocasiona a sua perda.
Gengivite que é a inflamação dos tecidos gengivais que normalmente são precedidas por placas bacterianas no sulco gengival.