Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Periodonto

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O periodonto é o conjunto dos tecidos que revestem e envolvem o dente. É também chamado de aparato de inserção, estabelecendo uma unidade funcional biológica e evolutiva que sofre modificações com o meio bucal e também modificações decorrentes da idade.

Os tecidos periodontais são formados na fase embrionária. É um tecido que, durante o envelhecimento natural, aumenta seu grau de colapso e fica frágil às inflamações e infecções que progridem rapidamente. Tais inflamações e infecções atacam os tecidos que sustentam os dentes fazendo com que se percam os mesmos.

Para o tratamento desses males, é necessário remover a placa, o cálculo dental, a microbiota e a dentina contaminada por meio de raspagens realizadas na raiz dos dentes. As doenças que mais atacam hoje são:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Periodontite que é a inflamação que atinge os tecidos periodontais provocando a destruição dos mesmos e do osso alveolar. A doença amolece o dente por causa do tártaro e ocasiona a sua perda.

Gengivite que é a inflamação dos tecidos gengivais que normalmente são precedidas por placas bacterianas no sulco gengival.

Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Periodonto"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/odontologia/periodonto.htm. Acesso em 20 de maio de 2024.

De estudante para estudante