Topo
pesquisar

Dentadura

Odontologia

PUBLICIDADE

A dentadura é uma prótese, ou seja, um substituto para os dentes ausentes, podendo ser retiradas e recolocadas na boca. Pode ser classificada como prótese total convencional, aquela que é colocada na boca depois que os dentes remanescentes forem extraídos e os tecidos estiverem cicatrizados. Em 1927, o governo japonês mandou remover parte de um cemitério para a construção de uma via pública. Numa urna cerâmica, foi encontrada a primeira dentadura confeccionada no mundo. Ela pertenceu a Hidam Nokami Yagyu, famoso samurai e segundo estudiosos, a peça deve ter cerca de 344 anos.

A base da dentadura Yagyu era confeccionada em madeira "tsuguê", árvore nativa do Japão, de grande resistência e muito utilizada, ainda hoje, na fabricação de pentes. Os dentes foram feitos de pedra-de-cera, equivalente à nossa pedra-sabão e sua coloração era marrom.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A dentadura contribui, junto com a parte clínica, para repor elementos dentais, reproduzir a anatomia estética e fonética, e proteger as estruturas remanescentes, dando assim, continuidade à função mastigatória. Novas próteses podem parecer estranhas e desconfortáveis durante as primeiras semanas ou até meses. Durante um período de tempo, a dentadura precisará ser reajustada, refeita ou recolocada devido ao desgaste normal. Também, com o passar do tempo, sua boca muda naturalmente. Essas mudanças fazem com que a dentadura fique solta, dificultando a mastigação e irritando a gengiva. Assim, deve-se consultar o dentista, no mínimo uma vez ao ano, para uma avaliação.

Dentadura
Dentadura

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Dentadura"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/odontologia/dentadura.htm. Acesso em 28 de fevereiro de 2020.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola