Quase 18 milhões de estudantes de 5.538 cidades fazem nesta terça-feira, 2 de junho, a primeira fase da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A edição deste ano é especial porque alcançou recorde no número de escolas inscritas: 47.582.
Nesta primeira fase as provas possuem 20 questões objetivas de múltipla escolha e são aplicadas pelas próprias escolas para três níveis de estudantes: 6º e 7º anos do ensino fundamental; 8º e 9º anos do ensino fundamental; e ensino médio.
Do total de alunos, os 5% com melhor pontuação, cerca de 900 mil, serão selecionados para a 2ª etapa, a ser realizada em 12 de setembro. Na próxima fase, eles farão questões discursivas que serão corrigidas pela Coordenação Geral das olimpíadas. O resultado sairá em 27 de novembro.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Premiação
Ao todo, serão premiados 6.500 candidatos, sendo 500 com medalhas de ouro, 1.500 com medalhas de prata e 4.500 com medalhas de bronze. Haverá, ainda, até 46.200 certificados com menção honrosa.
A premiação dos professores está vinculada à premiação dos alunos. Segundo o regulamento, serão contemplados 1.029 profissionais, sendo 870 com diplomas e com um CD com as edições da Revista do Professor de Matemática (RPM-SBM). Além desses prêmios, 159 também ganharão um tablet. As escolas e as Secretarias Municipais de Educação serão premiadas com kit esportivo, material didático e troféu.
A Olimpíada Brasileira de Matemática é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Mais informações no site da OBMEP.
Adriano Lesme