PUBLICIDADE
As diferenças existentes entre as distintas nações são bastante interessantes. Os japoneses, por exemplo, possuem uma forma bastante especial de se cumprimentarem, pois o cumprimento independente pra quem quer que seja é feito com bastante reverência, porém as pessoas com níveis sociais superiores inclinam-se menos que as pessoas socialmente inferiores.
Desde o século VIII, a forma de cumprimento mais utilizada se chama ojigi. Apesar de parecer fácil se inclinar e imitar os japoneses, a forma com que uma pessoa se inclina pode significar diferentes coisas:
Kirei: Forma utilizada há tempos, hoje não é mais praticada. A pessoa deveria ficar de joelhos e se inclinar com o rosto quase no chão, postura nomeada de kiza.
Dogeza: Forma utilizada no período feudal quando o senhor se colocava a frente de um homem comum. O homem comum tinha que tocar a testa no chão. Hoje é utilizada para pedir perdão quando uma pessoa comete um erro muito grave.
Keirei: Forma padrão utilizada para saudar amigos e familiares. A inclinação é feita em 45º.
Saikeirei: Forma utilizada para demonstrar respeito perante pessoas socialmente superiores. A inclinação é feita à 75º. Curiosidade: Essa forma de saudação era utilizada antigamente para saudar o imperador.
Eshaku: Forma bastante utilizada para demonstrar cordialidade somente. A inclinação é feita em 15º.
Apesar de serem importantes formas de expressão, as saudações sempre necessitam ser acompanhadas de palavras adequadas ao cumprimento.
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola