Whatsapp

De onde veio o nazismo?

História Geral

O nazismo consistiu-se em uma prática autoritária de governo e foram as ideias de modernidade no século XIX que geraram governos como o de Adolf Hitler.
PUBLICIDADE

A legitimação do Estado sempre foi motivo de grande debate entre pensadores da história. Teorias de grande envergadura como as criadas por Georg Hegel e Karl Marx entraram em rota de colisão quando o motivo se tratava da existência e da fundamentação do Estado. Foram nessas discussões que se destacou a tese do sociólogo Zygmunt Bauman em relação ao conceito do Estado Jardineiro.

Entende-se por Estado Jardineiro o discurso científico adotado por políticos e cientistas europeus a partir do século XIX, que, através do processo de seleção das espécies, queriam criar modelos e padrões universais de sociedades perfeitas que caminhariam rumo ao progresso desconectado de problemas biológicos. Em seu livro intitulado “Modernidade e Ambivalência”, Bauman afirmou que a modernidade excessivamente pautada pelo discurso racional e científico buscava a possibilidade de extinguir todos os problemas da raça humana.

Dentro da busca pela perfeição, o Estado adotava o uso de metáforas para explicar os objetivos do que seria a higiene social na Europa. Essa higiene social praticada pelo Estado consistia numa analogia com o papel de um jardineiro, que para proteger as flores saudáveis de seu jardim, extirpava as ervas daninhas. Com essa perspectiva, as pessoas que não se encaixavam dentro do padrão estabelecido pelo Estado eram segregadas ou esterilizadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Deficientes físicos ou mentais eram vistos como inferiores e, por isso, teriam que ser excluídos socialmente do mundo, pois os gastos financeiros com eles eram elevados para o Estado e prejudicavam os investimentos nas pessoas “saudáveis”. Essa prática esteve presente dentro da ideologia da modernidade, em que essa ânsia da ciência para dominar a natureza humana acarretou em grandes catástrofes mundiais. 

O nascimento do nazismo e fascismo aconteceu, sobretudo, com a influência direta dos conceitos científicos da modernidade a partir do século XIX, pois foi essa herança que líderes totalitários como Hitler e Mussolini herdaram da prática do Estado Jardineiro. O preço foi alto, com enormes catástrofes eclodidas no mundo, entre elas os milhões de judeus que pagaram com suas vidas pela equivocada prática da seleção das espécies.


Por Fabrício Santos
Graduado em História

Imagem retratando um campo de concentração
Imagem retratando um campo de concentração

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Fabrício Barroso dos. "De onde veio o nazismo?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/de-onde-veio-nazismo.htm. Acesso em 13 de abril de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Conheça o que foi a Conferência de Munique e aprenda detalhes sobre as ambições territoriais da Alemanha na década de 1930.
Fique por dentro de mais uma das curiosidades referentes à Segunda Guerra, neste caso, ao problema dos “Espectadores do holocausto”.
Como o comunismo, o Tratado de Versalhes e a crise de 1929 influenciaram na criação do nazismo.
Entre as atrocidades vividas pela humanidade, o crime de genocídio pode ser considerado como uma das mais horrendas. Clique aqui e saiba mais!
Clique no link e saiba mais a respeito do Holocausto, genocídio de judeus cometido pelos nazistas na Segunda Guerra, o qual resultou na morte de seis milhões de pessoas.
Saiba como o alemão Victor Klemperer definiu a linguagem do Terceiro Reich e a importância de tal definição para compreender o nazismo.
Veja o que é o neonazismo, qual sua ideologia e o contexto histórico que levou à origem desses grupos. Veja também onde fica a maior parte dos neonazistas no Brasil.
Saiba quando e onde operaram os principais campos de concentração nazistas, onde, além de trabalho forçado, havia o extermínio em massa.
Clique aqui e saiba mais detalhes da vida de Olga Benário, revolucionária alemã que veio em missão ao Brasil em 1934.