Topo
pesquisar

Descobrido ou descoberto?

Gramática

PUBLICIDADE

Os particípios de determinados verbos acarretam em dúvidas por causa da oralidade, como é o caso de “descobrir”. Uns falam “descobrido” e outros “descoberto”. Muitas vezes as pessoas corrigem umas as outras para o uso correto da conjugação verbal e, claro, defendem a sua posição com “unhas e dentes”.

O verbo em questão é derivado de "cobrir" que, por sua vez, já possuiu dois particípios: cobrido e coberto. No entanto, este primeiro caiu em desuso. Da mesma forma aconteceu com "descobrir": descobrido e descoberto. Hoje, dizemos: O Brasil foi descoberto no ano de 1500.

A maioria dos verbos tem particípios regulares, terminados em ado ou ido: casado, amado, morrido, comido, etc.

Mas o que acontece é que há verbos que possuem particípios irregulares, os quais não obedecem tal regra, exposta acima;

Assim, é o caso de descobrir, como também de fazer, abrir, ganhar, gastar, pegar, pagar, dizer, etc. Veja: Ele tinha feito/ Isso seria feito; Ele tinha aberto/ Isso seria aberto; Ele tinha ganho/ Isso seria ganho; Ele tinha gasto/ Isso seria gasto; Ele tinha pego/ Isso seria pego; Ele tinha pago/Isso seria pago; Ele tinha dito/Isso seria dito.

Não se sabe explicar ainda com absoluta certeza porque alguns verbos perdem suas formas regulares. Contudo, uma explicação plausível é a oralidade. É muito melhor dizer: O Brasil foi descoberto em 1500 do que O Brasil foi descobrido em 1500, não é mesmo?

O certo é que devemos nos ater mais aos particípios porque continuamente os usamos com os auxiliares ter ou haver e ser ou estar, como vimos anteriormente!

Observação: O emprego das formas regulares: "gastado", "ganhado" e "pagado" está em desuso, contudo, ainda não foi abolido totalmente e, por enquanto, está correto!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Veja mais:

O verbo poder - Ele não pode ou pôde vir? Clique aqui e se informe!

Dúvidas Verbais - Gramática - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

VILARINHO, Sabrina. "Descobrido ou descoberto?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/descobrido-ou-descoberto.htm. Acesso em 29 de março de 2020.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola