Whatsapp

Xenofobia social

Geografia

A xenofobia social designa formas de preconceitos e está relacionada principalmente com o preconceito a pessoas oriundas de outros países.
PUBLICIDADE

Xenofobia corresponde à fobia ou medo, um indivíduo que tem aversão a tudo aquilo que é novo (objeto ou pessoa). No sentido social, a xenofobia tem seu uso difundido para designar formas de preconceitos (racial, grupal, minorias nacionais ou culturais). A utilização desse termo traz controvérsias.

Atualmente, a xenofobia ocorre principalmente em países desenvolvidos, uma vez que os nativos não querem disputar uma vaga de trabalho com um imigrante. É comum a xenofobia ser relacionada com o preconceito de pessoas oriundas de outros países (especialmente os subdesenvolvidos), raças, culturas, costumes e etc. A xenofobia pode se manifestar também de outra maneira, quando um indivíduo evita o contato com pessoas de características diferentes, como as apresentadas.

A xenofobia pode surgir a partir de informações imprecisas e generalizadas sobre um determinado grupo social ou racial. Nesse sentido, a aversão não ocorre por motivo de medo, mas por falta de informação. Casos evidentes desse tipo de preconceito ocorrem quando, por exemplo, dizem que o asiático é sujo, todo mulçumano é terrorista, as pessoas negras não pensam, e assim por diante. Além de preconceitos oriundos de tipos de religiões, contra os homossexuais, ideais políticos, que são puramente intolerâncias sem nenhuma causa justa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na Europa há vários casos de xenófobos que agridem imigrantes e até colocam fogo em suas casas. A maioria dos países desenvolvidos teme que a chegada maciça de imigrantes possa provocar o surgimento de problemas sociais (desemprego, criminalidade, queda na qualidade de vida etc.), em razão disso, já existem até partidos xenófobos que lutam contra a entrada de imigrantes. Em suma, o xenofobismo aqui destacado tem como objetivo demonstrar o preconceito de origem, ou seja, pessoas de países ricos que possuem aversão a pessoas oriundas de países pobres ou em desenvolvimento.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

 A xenofobia é uma forma moderna de preconceito.
A xenofobia é uma forma moderna de preconceito.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Xenofobia social "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/xenofobia-social.htm. Acesso em 13 de abril de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Saiba mais sobre a imigração venezuelana para o Brasil, motivada por um contexto de crise política e socioeconômica somado a catástrofes naturais que devastaram a Venezuela, forçando milhares de venezuelanos a deixar seu país e buscar melhor qualidade de vida. Entenda por que um dos principais destinos dos venezuelanos é o Brasil.
O sentimento de nacionalismo é fonte de grandes conflitos atuais. Venha saber mais sobre essa questão. Clique aqui!
Entenda o conceito de homofobia, a origem do termo e a dimensão do preconceito contra lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais e travestis. A palavra homofobia significa a repulsa ou o preconceito contra a homossexualidade e/ou o homossexual.
Os skinheads são uma subcultura diversa, polêmica e contraditória. Entenda melhor o assunto aqui!
Uma abordagem sobre o problema da xenofobia na Europa, com suas principais causas e características.