Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Terremotos e o homem

Os terremotos provocam uma série de danos ao homem, por isso o homem tem estudado e pesquisado formas de diminuir esses danos.

Danos provocados por terremoto
Danos provocados por terremoto
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os terremotos ou abalos sísmicos ocupam um lugar de destaque entre os maiores fenômenos, com poder de provocar uma série de danos ao homem e à própria natureza; desse modo, essa catástrofe já vitimou bilhões de pessoas em todo o mundo no decorrer da história.

Diante desse problema um tanto quanto imprevisível, o homem, no desenvolver das décadas, elaborou estudos e pesquisas com intuito de conhecer e compreender esse fenômeno natural, os abalos sísmicos.
Os estudos foram evoluindo na medida em que as ciências e as tecnologias avançaram, desse modo, na contemporaneidade existem centros específicos responsáveis por observar o conjunto de placas litosféricas e outros elementos que causam tal fenômeno, gerando informações preliminares, com intuito de divulgá-las nos possíveis locais propícios à ocorrência de abalos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tendo em vista que alguns lugares possuem maior possibilidade de ocorrência de terremotos, o homem através de seu intelecto criou estruturas na construção civil (edifícios, casas) adaptadas à incidência de abalos sísmicos.

Devido o monitoramento realizado em distintos pontos do mundo, uma gradativa diminuição nos índices de vítimas foi alcançada, isso indica que tragédias que ocorreram no passado podem ser evitadas, pois a sociedade está mais preparada para esse evento natural.

O Tsunami que ocorreu na Ásia vitimou uma quantidade elevada de pessoas, o saldo de mortos foi elevado somente pelo fato de não ter havido uma previsão, pois o Oceano Índico no momento do evento não contava com aparelhos que identificassem tremores submarinos.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Terremotos e o homem "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/terremotos-homem.htm. Acesso em 19 de julho de 2024.

De estudante para estudante