Topo
pesquisar

Termelétrica mundial alimentada a Capim

Geografia

No estado da Bahia está localizada a primeira termelétrica brasileira alimentada a capim, a matéria-prima utilizada é o capim-elefante.
PUBLICIDADE

A produção e o fornecimento de energia elétrica são grandes problemas da atualidade a serem superados. A busca pela diversificação da matriz energética proporcionou o desenvolvimento de fontes alternativas, como, por exemplo, a biomassa, que já está sendo utilizada no Brasil.

Localizada no estado da Bahia, a Sykué Bioenergya Eletricidade é a primeira usina termelétrica brasileira que produz eletricidade por meio da biomassa, a queima do capim. A matéria-prima utilizada é o capim-elefante, cujo potencial energético é três vezes superior se comparado à cana-de-açúcar.

A energia é obtida através das seguintes etapas: o capim é colhido e, em seguida, ele é queimado em grandes caldeiras. Através do aquecimento em água tratada, ocorre a vaporização (passagem do estado líquido para o gasoso). Turbinas são acionadas e movimentam o gerador, que converte o vapor em eletricidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os investimentos para instalação foram de aproximadamente 80 milhões de reais e a usina passou a operar em fevereiro de 2010. A eletricidade produzida, da ordem de 30 mw por hora, é suficiente para suprir a demanda de até 30 mil pessoas.

A Sykué Bioenerya Eletricidade é uma usina que produz eletricidade com poucos impactos ambientais – a queima do capim gera apenas 5% de gás carbono. O capim-elefante, além de apresentar grande potencial energético, é uma fonte renovável e de rápido crescimento.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Curiosidades - Geografia - Brasil Escola

Usina termelétrica que produz energia por meio da biomassa
Usina termelétrica que produz energia por meio da biomassa

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Termelétrica mundial alimentada a Capim"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/termeletrica-mundial-alimentada-capim.htm. Acesso em 22 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola