Topo
pesquisar

Socialismo Ideal e Socialismo Real

Geografia

O socialismo ideal e o socialismo real possuem conceitos diferentes: o ideal nunca foi colocado em prática, já o real existe até hoje em um reduzido número de países.
PUBLICIDADE

Socialismo real é o que existe até hoje em um reduzido número de países e que foi praticado ao longo do século XX. Já o socialismo ideal é aquele que não foi colocado em prática, que se limitou apenas à imaginação.

O socialismo ideal surgiu no momento em que a revolução industrial passava por um período de ascensão, e nesse mesmo momento a classe proletária enfrentava problemas, pois a carga horária e os baixos salários tornavam muito difíceis a vida dos trabalhadores, com isso alguns pensadores socialistas queriam implantar uma sociedade mais igualitária.

Karl Marx foi o mais famoso dos pensadores, para ele o capitalismo tem uma grande virtude, que é a capacidade de gerar riquezas. A partir daí imaginou uma sociedade onde as propriedades privadas iriam pertencer ao estado e que toda riqueza gerada seria dividida entre os trabalhadores. Não havendo mais divisão de classe, o estado seria dirigido pelo proletário, depois dessa etapa o socialismo se tornaria comunismo e o estado seria extinto, assim também como o governo, as polícias etc.

O socialismo, em sua essência, apresentava-se como algo favorável à classe dos trabalhadores, na prática o regime não obteve êxito, os países que aderiram a tal regime político não se estabeleceram no cenário mundial e, além disso, enfrentaram diversos problemas por conta do sistema.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia Geral - Geografia - Brasil Escola

Bandeiro do socialismo
Bandeiro do socialismo

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Socialismo Ideal e Socialismo Real"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/socialismo-ideal-socialismo-real.htm. Acesso em 16 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola