PUBLICIDADE
No dia 04 de julho de 1776, foi lida a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América (EUA). Esse foi um dos primeiros passos para a nação se desenvolver e se tornar a maior potência econômica e militar do planeta. Várias construções simbolizam os acontecimentos históricos e a situação geopolítica do país no cenário global. Entre elas estão: Estátua da Liberdade, Casa Branca, Pentágono e o Capitólio.
A Estátua da Liberdade é uma referência ao centenário da assinatura da Declaração de Independência dos Estados Unidos, além de representar a amizade do país com a França. Localizado em Nova Iorque, esse monumento foi projetado por Frédéric Auguste Bartholdi, que contou com o auxílio do engenheiro francês responsável pela construção da Torre Eiffel: Gustave Eiffel. A Estátua da Liberdade é considerada patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A Casa Branca é a residência oficial e o principal local de serviço do presidente dos Estados Unidos da América. Situada em Washington, capital nacional, a Casa Branca foi projetada pelo arquiteto irlandês James Hoban. As obras tiveram início em outubro de 1792 e só foram concluídas em 1° de novembro de 1800, sendo John Adams o primeiro presidente estadunidense a ocupar a nova sede de governo do país.
O Capitólio dos Estados Unidos da América é o centro do Poder Legislativo nacional, abrigando o Congresso estadunidense, que é composto pela Câmara Alta (Senado) e pela Câmara Baixa (Deputados). Esse prédio também está localizado em Washington, ficando a menos de 2 quilômetros de distância da Casa Branca. Apesar de a construção ter sido totalmente concluída apenas em 1811, o Capitólio dos EUA recebeu sua primeira sessão do Congresso no dia 17 de novembro de 1800.
Sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, o Pentágono foi construído durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), sendo inaugurado no dia 15 de outubro de 1943. O edifício recebe esse nome em razão de seu formato – forma geométrica com cinco pontas. É conhecido mundialmente, pois ali são tomadas as decisões militares da maior potência global. São mais de 23 mil agentes militares e civis trabalhando no maior escritório de inteligência estratégica e serviços de espionagem do planeta.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia