PUBLICIDADE
Os raios cósmicos são partículas de átomos com alto poder energético, que atingem velocidades próximas à da luz. Quando adentram a atmosfera terrestre, essas partículas entram em colisão com átomos da atmosfera, originando várias partículas com menos energia, que não desencadeiam problemas à vida na Terra.
No entanto, os efeitos dos raios cósmicos podem ser destrutivos, como no caso dos raios cósmicos devastadores. De acordo com o cientista israelense Aaaron Dar, do Instituto Espacial de Israel, a Terra será atingida por partículas provenientes da explosão de uma estrela gigante, emitindo uma intensa onda de radiação.
Esses fragmentos, compostos por prótons, hidrogênio, ferro, etc., irão atingir a superfície terrestre em altas velocidades, promovendo a destruição do planeta, podendo, inclusive, afetar todo o sistema solar. Segundo estimativas de Aaaron Dar, o material orgânico da Terra será queimado por partículas subatômicas oriundas do espaço, aniquilando qualquer forma de vida.
Apesar de não ter detectado a estrela que entrará em colapso, esse cientista afirma que a Terra será atingida por raios cósmicos devastadores nos próximos 1 milhão de anos.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola