Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Raios cósmicos devastadores

Segundo o cientista israelense Aaaron Dar, nos próximos 1 milhão de anos a Terra será atingida por raios cósmicos devastadores.

Raios Cósmicos
Raios Cósmicos
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os raios cósmicos são partículas de átomos com alto poder energético, que atingem velocidades próximas à da luz. Quando adentram a atmosfera terrestre, essas partículas entram em colisão com átomos da atmosfera, originando várias partículas com menos energia, que não desencadeiam problemas à vida na Terra.

No entanto, os efeitos dos raios cósmicos podem ser destrutivos, como no caso dos raios cósmicos devastadores. De acordo com o cientista israelense Aaaron Dar, do Instituto Espacial de Israel, a Terra será atingida por partículas provenientes da explosão de uma estrela gigante, emitindo uma intensa onda de radiação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esses fragmentos, compostos por prótons, hidrogênio, ferro, etc., irão atingir a superfície terrestre em altas velocidades, promovendo a destruição do planeta, podendo, inclusive, afetar todo o sistema solar. Segundo estimativas de Aaaron Dar, o material orgânico da Terra será queimado por partículas subatômicas oriundas do espaço, aniquilando qualquer forma de vida.

Apesar de não ter detectado a estrela que entrará em colapso, esse cientista afirma que a Terra será atingida por raios cósmicos devastadores nos próximos 1 milhão de anos.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Wagner de Cerqueira e Francisco Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Raios cósmicos devastadores "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/raios-cosmicos-devastadores.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante