Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Petróleo por Alimentos

O Programa Petróleo por Alimentos foi criado pela ONU em 1995 e teve atividades até o ano de 2003.

Iraquianos: povo marcado pelos constantes conflitos armados
Iraquianos: povo marcado pelos constantes conflitos armados
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Localizado na região mais instável do planeta, no Oriente Médio, o Iraque é um país marcado pelo envolvimento em vários conflitos armados. Nos últimos 30 anos o país esteve envolvido em três guerras, fato que gerou consequências desastrosas para o desenvolvimento econômico e social da nação.

Em agosto de 1990, o então presidente iraquiano, Saddam Hussein, promoveu uma invasão ao território do Kuwait. Essa atitude foi contestada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que decretou um embargo comercial ao Iraque. Em janeiro de 1991, os Estados Unidos, juntamente com o exército de outros 29 países, realizou um bombardeio no Iraque, intensificando a Guerra do Golfo. Esse conflito provocou a morte de 100 mil soldados e 7 mil civis iraquianos, além da destruição da infraestrutura nacional.

Os embargos, além da baixa produção de gêneros alimentícios e de remédios, provocaram uma grande crise social no país. Visando reverter essa situação, o Conselho de Segurança da ONU criou, em 1995, o Programa Petróleo por Alimentos. Essa iniciativa permitia que o Iraque vendesse o seu petróleo para outros países, porém, parte dos recursos financeiros obtidos pela comercialização do produto deveria ser destinada ao pagamento de indenizações ao Kuwait e para repor as despesas da ONU com as forças de coalizão. Somente a terceira parte seria para a compra de comidas, remédios e outros utensílios necessários para suprir as necessidades básicas de sobrevivência dos iraquianos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A princípio, o governo iraquiano negou a implantação do Programa Petróleo por Alimentos. No entanto, o Memorando de Entendimento entre as Nações Unidas e o Governo do Iraque foi assinado em maio de 1996 e o programa passou a ser executado em dezembro do mesmo ano. As primeiras remessas de alimentos chegaram em março de 1997.

Vários funcionários da ONU foram acusados de corrupção, pois milhões de dólares do Petróleo por Alimentos foram desviados para as contas de ex-dirigentes iraquianos. As atividades do programa foram encerradas em 2003.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Petróleo por Alimentos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/petroleo-alimentos.htm. Acesso em 16 de agosto de 2022.

De estudante para estudante


Qual o menor país do mundo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

O que é tectonismo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

PUBLICIDADE

Estude agora


Talibã e a retomada do poder no Afeganistão

Assista à videoaula e conheça o grupo radical fundamentalista Talibã. Entenda seu processo de formação e ascensão...

Alguma poesia I Análise literária [Fuvest]

Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais da obra “Alguma poesia”, do poeta brasileira Carlos Drummond...