Topo
pesquisar

Impactos no espaço geográfico do Ártico

Geografia

Os impactos no espaço geográfico do Ártico vêm se agravando desde a década de 1950, com o aumento do fluxo migratório para essa região.
PUBLICIDADE

Existem regiões do planeta conhecidas como polares que se encontram dentro ou nas proximidades do Círculo Polar Ártico (ao norte) e o Círculo Polar Antártico (sul). Os dois são denominados respectivamente de polo Norte e polo Sul do planeta.

Por estarem estabelecidas nas polaridades do planeta recebem pouca quantidade de calor, dessa forma, apresentam temperaturas muito baixas, nesse caso as mais frias do planeta, sempre inferior a – 10ºC.

Essas regiões exercem forte influência climática no mundo, importante para seu equilíbrio. Apesar disso, esse espaço do planeta sofre com o aquecimento global e também com impactos que ocorrem na própria região.

O Ártico abriga diversos grupos humanos, alguns habitam o lugar há pelo menos quatro mil anos, como os esquimós que se encontram no extremo norte da América em áreas costeiras e em ilhas, além dos lapões situados no norte da Europa, povos russos como os iakoutes, chuckchis, samoiedos entre outras etnias.

No geral, todos esses povos citados viviam de maneira nômade em pequenos grupos separados que retiravam seu sustento por meio da caça e da pesca.

Posteriormente, o contexto populacional começou a ser alterado quando, a partir de 1950, ocorreu um grande fluxo migratório para a região, várias pessoas foram atraídas pela existência de jazidas minerais.

A partir do início das atividades de extração de minérios, como o petróleo, a configuração e a rotina do local foram transformadas, pois a concentração de pessoas derivou o surgimento de povoados e cidades que desencadeou a implantação de atividades produtivas como a indústria e a prestação de serviços.

O “desenvolvimento” da região produziu profundos impactos na estrutura social dos nativos, que não mais viviam de forma isolada como os seus antepassados.

Após o processo de povoamento da região, as atividades mais difundidas são, respectivamente, a pesca e exploração de minérios metais e fósseis. Posteriormente à extração dos minérios, o escoamento é feito através de oleodutos, gasodutos, além de navios que transportam para países como Estados Unidos, Canadá, Rússia e países europeus.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Esquimós do Ártico construindo um abrigo típico
Esquimós do Ártico construindo um abrigo típico

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Impactos no espaço geográfico do Ártico "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/impactos-no-espaco-geografico-artico.htm. Acesso em 18 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola