Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Estrela de Nêutrons

A estrela de nêutrons é um corpo celeste formado através da explosão termonuclear de estrelas significativamente superiores ao sol.

As estrelas de nêutrons se formam a partir da explosão termonuclear de uma estrela
As estrelas de nêutrons se formam a partir da explosão termonuclear de uma estrela
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Caracterizadas como um dos possíveis estágios finais da evolução estrelar, as estrelas de nêutrons são corpos celestes que se formam através da explosão termonuclear de estrelas com massa oito vezes superior a do Sol. 

Esse fenômeno é consequência da fusão nuclear, onde ocorre o consumo de todo o hidrogênio e o hélio passa por um longo processo de transformação (milhões de anos), até chegar ao ferro. Com isso, o núcleo fica tão denso que não consegue suportar o próprio peso, e libera uma enorme quantidade de energia, que provoca a “destruição” da estrela.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa explosão promove a junção de prótons e elétrons, formando corpos celestes extremamente compactos e densos, não havendo mais a presença de átomos, e sim um grande aglomerado de nêutrons, ou seja, as estrelas de nêutrons.

As principais características das estrelas de nêutrons são: núcleo grande e formado principalmente por nêutrons, muito massiva (matéria sólida), alta gravidade, baixíssima radiação, período de rotação extremamente rápido, alta densidade, campo magnético muito forte, etc. 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
 

Escritor do artigo
Escrito por: Wagner de Cerqueira e Francisco Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Estrela de Nêutrons"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/estrela-neutrons.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante