PUBLICIDADE
Localizado na América do Sul, o Paraguai não possui saída para o mar e faz fronteiras com o Brasil (a leste), com a Argentina (ao sul e a oeste) e com a Bolívia (ao norte). Os espanhóis foram os responsáveis pelo processo de colonização em 1530, criando o forte de Nossa Senhora da Assunção (atual Assunção). A independência nacional foi conquistada em 15 de maio de 1811.
O país já deteve uma das maiores economias da América do Sul, apresentando elevado grau de industrialização e investimentos em infraestrutura. Entretanto, entre os anos de 1865 e 1870, o Paraguai se envolveu num conflito armado com o Brasil, Argentina e Uruguai, caracterizando a Guerra do Paraguai. Esse acontecimento gerou graves danos ao país: morte da metade da população, danos à infraestrutura e perdas territoriais.
A Guerra do Paraguai resultou em uma grande crise socioeconômica, e o país nunca conseguiu restabelecer o status de potência regional. Atualmente, a nação apresenta uma economia com baixo grau de desenvolvimento. As atividades agropecuárias, juntamente com as florestais, são responsáveis por 75% das exportações, em especial a soja (cultivada na porção leste), cana-de-açúcar, algodão e tabaco; as madeiras mais exportadas são o mogno, a nogueira e o cedro. O setor industrial é pouco desenvolvido e baseia-se no beneficiamento dos produtos agrícolas e florestais. O país, juntamente com o Brasil, Argentina e Uruguai, integra o Mercado Comum do Sul (Mercosul).
Os habitantes paraguaios enfrentam vários problemas sociais: alta taxa de desemprego; a subnutrição atinge 11% da população; os serviços de saneamento ambiental são destinados a menos da metade das residências; a taxa de mortalidade infantil é de 31 óbitos a cada mil nascidos vivos. Conforme dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Paraguai possui o segundo pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da América do Sul, apresentando média de 0,640.
Brasão de Armas do Paraguai
Dados do Paraguai:
Extensão territorial: 406.752 km².
Localização: América do Sul.
Capital: Assunção.
Clima: Tropical seco (noroeste e nordeste), tropical (na porção central) e subtropical (ao sul).
Governo: República presidencialista.
Divisão administrativa: 17 departamentos.
Atual presidente: Federico Franco.
Idiomas: Espanhol e guarani (oficiais).
Religiões: Cristianismo 95,5% (católicos 86%, protestantes 6,2%, outros 3,3%), sem religião e ateísmo 2%, outras 2,5%.
População: 6.348.917 habitantes. (Homens: 3.205.235; Mulheres: 3.143.682).
Composição: Eurameríndios 95%, guaranis 3%, europeus ibéricos 2%.
Densidade demográfica: 15,6 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: 1,7%.
População residente em área urbana: 60,9%.
População residente em área rural: 39,1%.
População subnutrida: 11%.
Esperança de vida ao nascer: 71,5 anos.
Domicílios com acesso a água potável: 77%.
Domicílios com acesso a rede sanitária: 70%.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,640 (médio).
Moeda: Guarani.
Produto Interno Bruto (PIB): 16 bilhões de dólares.
PIB per capita: 1.959 dólares.
Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, Grupo do Rio, MERCOSUL, OEA, OMC, ONU.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia