Topo
pesquisar

CTL

Geografia

O CTL (Coal-to-liquids) é um combustível desenvolvido por meio da transformação do carvão mineral.
 Carvão mineral: matéria-prima para a produção do CTL
Carvão mineral: matéria-prima para a produção do CTL
PUBLICIDADE

O carvão mineral é uma das principais fontes energéticas da atualidade. Esse combustível é formado através do soterramento de troncos, raízes, galhos e folhas de árvores, em condições com pouco oxigênio, pressão da terra e altas temperaturas. A transformação química da matéria orgânica em uma massa negra homogênea (jazida de carvão mineral) leva milhões de anos.

Principal combustível durante o século XVIII, o carvão mineral impulsionou a Primeira Revolução Industrial, sendo muito empregado nas máquinas a vapor. Porém, atualmente, sua utilização é mais comum na geração de eletricidade.

Os avanços tecnológicos proporcionaram o desenvolvimento de outros combustíveis por meio da transformação do carvão mineral. Um desses novos produtos é o CTL (Coal-to-Liquids), que é um líquido produzido através do processo denominado Fischer-Tropsch, que consiste em uma reação em que o carvão é gaseificado e, em seguida, através de um catalizador, o monóxido de carbono e o hidrogênio são convertidos em hidrocarbonetos líquidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A liquefação do carvão mineral origina um combustível extremamente energético, podendo ser produzido diesel, lubrificantes, parafinas e nafta petroquímica. Algumas dessas substâncias podem ser utilizadas em automóveis, desde que adaptados para receber tal combustível.

A combustão do CTL é 30% menos poluente se comparada à gasolina, contribuindo para a redução na emissão de gases de efeito estufa. Outro aspecto positivo se refere à facilidade de armazenamento e transporte do combustível. Contudo, o processo de transformação do carvão em líquido é muito caro, tornando-se inviável para vários países.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Combustíveis Fósseis - Combustíveis - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "CTL"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/ctl.htm. Acesso em 19 de agosto de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola