Topo
pesquisar

Carolina do Sul

Geografia

PUBLICIDADE

Carolina do Sul é um Estado localizado na região sudeste dos Estados Unidos. O mesmo limita-se com a Carolina do Norte ao norte, Georgia ao sudeste, e com o Oceano Atlântico a leste.

Juntamente com a Carolina do Norte, a Carolina do Sul fez parte da colônia britânica “Carolina”, nome dado em homenagem ao Rei Carlos II da Inglaterra. No entanto, em 1712 ocorreu a separação das colônias. Nessa região ocorreram importantes batalhas no período da Revolução Americana, em 1776. Após a independência dos Estados Unidos, a Carolina do Sul foi elevada à categoria de Estado em 23 de maio de 1788, se transformando no oitavo Estado americano.

A Carolina do Sul é conhecida pelo cognome The Palmetto State (O Estado da Palmeira); uma referência à abundância de palmeiras na região. Os principais rios que banham o Estado são os rios Rio Santee, Pee Dee e o Savannah. O mesmo possui um clima subtropical, com invernos amenos (média de 8ºC) e verões quentes (média de 25ºC).

Embora o Estado possua uma pequena extensão territorial, é um dos grandes produtores de têxteis dos Estados Unidos, além de ser o segundo maior produtor de Tabaco do país. Por isso, a manufatura destes produtos é a principal fonte de renda da Carolina do Sul. Entre outras importantes fontes de riqueza para o Estado, podemos citar o comércio; a prestação de serviços financeiros, pessoais e imobiliários; e a agropecuária.

Os maiores grupos étnicos presentes na Carolina do Sul são os afro-americanos, americanos, alemães, ingleses e irlandeses. A capital e maior cidade do Estado é Columbia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Columbia, a capital da Carolina do Sul
Columbia, a capital da Carolina do Sul

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Carolina do Sul"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/carolina-sul.htm. Acesso em 15 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola