Topo
pesquisar

Tipos de cursos de graduação

Educação

Depois do ensino médio, estudantes podem estudar cursos de bacharelado, licenciatura e de tecnologia
Bacharelado, licenciatura e tecnólogo são tipos de cursos superiores
Bacharelado, licenciatura e tecnólogo são tipos de cursos superiores
PUBLICIDADE

Após a conclusão do ensino médio, o próximo passo são as graduações, também chamadas de cursos superiores. Nessa etapa, o jovem estuda determinada área de conhecimento e, ao final, encontra-se habilitado para atuar nessa profissão. 

Os cursos superiores são oferecidos em universidades, faculdades, institutos e centros universitários. Saiba a diferença entre eles.

No Brasil, há três tipos de cursos de graduação: bacharelados, licenciaturas e tecnólogos. Confira os detalhes de cada um:

Bacharelado

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os bacharelados proporcionam a formação exigida para que se possam exercer as profissões regulamentadas por lei ou não.

Ao optar por um curso de bacharelado, o estudante terá disciplinas teóricas e práticas voltadas para a área de escolha, como, por exemplo, Direito, Economia e Engenharia Civil

Os cursos costumam durar quatro ou cinco anos. Para Medicina, são seis anos. Ao final do curso, o aluno obtém o título de bacharel, como, por exemplo, bacharel em Jornalismo ou bacharel em Fisioterapia.

Depois de concluir o curso, o estudante está apto para trabalhar com atividades práticas da área, pesquisas, consultorias, etc. Também pode ministrar aulas em universidades. 

Licenciatura

Segundo o MEC, a licenciatura habilita para o exercício da docência em educação básica (da educação infantil ao ensino médio). Neste caso, os estudantes têm aulas específicas de uma determinada área do saber, como, por exemplo, História, Matemática e Física

O curso é concluído em quatro anos. Ao final dos estudos, os graduados ganham o título de licenciados na área específica, por exemplo, licenciado em Geografia

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As aulas têm cunho pedagógico, preparando o estudante para ministrar aulas nos ensinos fundamentais e médio. Porém, para dar aula no ensino infantil é necessário cursar Pedagogia

A diferença entre licenciatura e bacharelado – qual escolher?

Bacharelado e licenciatura

Alguns cursos como Biologia, Educação Física e Música oferecem opções de bacharelado e licenciatura. Isso quer dizer que o profissional pode atuar na área de pequisa ou ser professor, respectivamente. 

O interessado deve escolher entre bacharelado e licenciatura no momento do vestibular. Em algumas faculdades, os estudantes podem aproveitar as matérias e concluir as duas graduações.

Tecnólogo

Conforme o MEC, os tecnólogos são graduações com duração menor que as demais, como dois ou três anos. Os estudantes têm aulas mais práticas do que teóricas.

Essa modalidade prepara o estudante, desde o início, para a atuação na carreira que escolheu. Isso possibilita ingressar no mercado de trabalho mais rapidamente. 

Ao final do curso, obtém-se o título de tecnólogo em uma determinada área, como, por exemplo, tecnólogo em Eventos e tecnólogo em Gastronomia.

Confira as principais graduações tecnólogas

Veja um resumo de bacharelado, licenciatura e tecnólogo:

Tipo de curso  Duração Aulas Título Exemplos
Bacharelado 4 a 6 anos Teóricas e práticas Bacharel Direito
Medicina
Engenharia Civil
Licenciatura 4 anos Cunho pedagógico Licenciado Matemática
Fisica
História
Tecnólogo 2 a 3 anos Práticas Tecnólogo Gastronomia
Eventos
Fotografia

 

 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

TANCREDI, Silvia. "Tipos de cursos de graduação "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/graduacao-os-tipos-cursos.htm. Acesso em 22 de julho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola