Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Tipos de cursos de graduação

Depois do ensino médio, estudantes podem estudar cursos de bacharelado, licenciatura e de tecnologia

Bacharelado, licenciatura e tecnólogo são tipos de cursos superiores
Bacharelado, licenciatura e tecnólogo são tipos de cursos superiores
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Após a conclusão do ensino médio, o próximo passo são as graduações, também chamadas de cursos superiores. Nessa etapa, o jovem estuda determinada área de conhecimento e, ao final, encontra-se habilitado para atuar nessa profissão. 

Os cursos superiores são oferecidos em universidades, faculdades, institutos e centros universitários. Saiba a diferença entre eles.

No Brasil, há três tipos de cursos de graduação: bacharelados, licenciaturas e tecnólogos. Confira os detalhes de cada um:

Tópicos deste artigo

Bacharelado

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os bacharelados proporcionam a formação exigida para que se possam exercer as profissões regulamentadas por lei ou não.

Ao optar por um curso de bacharelado, o estudante terá disciplinas teóricas e práticas voltadas para a área de escolha, como, por exemplo, Direito, Economia e Engenharia Civil

Os cursos costumam durar quatro ou cinco anos. Para Medicina, são seis anos. Ao final do curso, o aluno obtém o título de bacharel, como, por exemplo, bacharel em Jornalismo ou bacharel em Fisioterapia.

Depois de concluir o curso, o estudante está apto para trabalhar com atividades práticas da área, pesquisas, consultorias, etc. Também pode ministrar aulas em universidades. 

Licenciatura

Segundo o MEC, a licenciatura habilita para o exercício da docência em educação básica (da educação infantil ao ensino médio). Neste caso, os estudantes têm aulas específicas de uma determinada área do saber, como, por exemplo, História, Matemática e Física

O curso é concluído em quatro anos. Ao final dos estudos, os graduados ganham o título de licenciados na área específica, por exemplo, licenciado em Geografia

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As aulas têm cunho pedagógico, preparando o estudante para ministrar aulas nos ensinos fundamentais e médio. Porém, para dar aula no ensino infantil é necessário cursar Pedagogia

A diferença entre licenciatura e bacharelado – qual escolher?

Bacharelado e licenciatura

Alguns cursos como Biologia, Educação Física e Música oferecem opções de bacharelado e licenciatura. Isso quer dizer que o profissional pode atuar na área de pequisa ou ser professor, respectivamente. 

O interessado deve escolher entre bacharelado e licenciatura no momento do vestibular. Em algumas faculdades, os estudantes podem aproveitar as matérias e concluir as duas graduações.

Conforme o MEC, os tecnólogos são graduações com duração menor que as demais, como dois ou três anos. Os estudantes têm aulas mais práticas do que teóricas.

Essa modalidade prepara o estudante, desde o início, para a atuação na carreira que escolheu. Isso possibilita ingressar no mercado de trabalho mais rapidamente. 

Ao final do curso, obtém-se o título de tecnólogo em uma determinada área, como, por exemplo, tecnólogo em Eventos e tecnólogo em Gastronomia.

Confira as principais graduações tecnólogas

Veja um resumo de bacharelado, licenciatura e tecnólogo:

Tipo de curso  Duração Aulas Título Exemplos
Bacharelado 4 a 6 anos Teóricas e práticas Bacharel Direito
Medicina
Engenharia Civil
Licenciatura 4 anos Cunho pedagógico Licenciado Matemática
Fisica
História
Tecnólogo 2 a 3 anos Práticas Tecnólogo Gastronomia
Eventos
Fotografia
Escritor do artigo
Escrito por: Silvia Tancredi Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

TANCREDI, Silvia. "Tipos de cursos de graduação"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/graduacao-os-tipos-cursos.htm. Acesso em 14 de outubro de 2024.

De estudante para estudante