PUBLICIDADE
Os estilos de aprendizagem são maneiras que uma pessoa utiliza para conseguir aprender o que lhe é proposto. Tais estilos são únicos e pessoais, pois cada pessoa apresenta facilidade com um determinado estilo e dificuldade em outros.
Hoje é possível utilizar a aprendizagem física, a interpessoal, a intrapessoal, a lingüística, a matemática, a musical e a visual. A aprendizagem física pode ser realizada através de movimentos corporais como em recitais e teatros. A aprendizagem interpessoal pode ser realizada através de assuntos voltados para o meio externo como forma de estímulo. A aprendizagem intrapessoal pode ser realizada através de atividades individuais que exigem concentração para se pensar numa atitude antes de tê-la. A aprendizagem lingüística pode ser realizada através de leituras e explicações faladas. A aprendizagem matemática pode ser realizada através de raciocínios lógicos e critérios impessoais. A aprendizagem musical pode ser realizada através de tópicos que utilizam a música e sons diferentes. A aprendizagem visual pode ser realizada através da iniciação à imagens, pinturas e tudo aquilo que instiga a visão.
Pensando nesses estilos de aprendizagem deve-se detectar o estilo de cada aluno dentro de uma sala de aula para que estes possam desenvolver-se e entender o que está sendo proposto de maneira mais fácil. Esses estilos de aprendizagem justificam a utilização de música, dança, encenações, jogos, atividades extraclasse no processo de ensino, pois deve-se buscar a identificação de cada aluno em determinadas atividades para que seja destacada a sua habilidade e seu estilo de aprendizagem.
Por Gabriela Cabral