PUBLICIDADE
Tirar notas boas nos exames de vestibular e conseguir a aprovação exige muito esforço dos alunos, pois pra isso precisam passar horas diárias se dedicando aos estudos. Além disso, na hora das provas são exigidas algumas competências consideradas básicas para a aprovação do candidato.
Construir uma boa argumentação dentro das questões discursivas é uma dessas competências, pois o aluno deve manifestar um ponto de vista sobre determinado assunto. Para que isso aconteça é importante que o mesmo tenha o hábito de leitura, que se mantenha informado sobre os acontecimentos do dia a dia, que converse e discuta esses assuntos com amigos, familiares e mesmo com professores, a fim de formar sua opinião acerca dos diversos temas.
Dominar diferentes linguagens também é uma competência exigida e avaliada, pois o estudante deve saber a ortografia correta das palavras da língua portuguesa - para isso, é preciso estar atento às novas regras ortográficas - bem como obter a compreensão dos textos, interpretar gráficos e diagramas, saber traduzir e relacionar quadrinhos, charges e outros portadores textuais.
Mesmo conseguindo desenvolver uma boa argumentação e analisar as diversas linguagens emitidas, o vestibulando deve ter a capacidade de elaborar propostas acerca dos temas, ou seja, saber argumentar defendendo a sua idéia, propondo soluções frente às mesmas.
Nessa perspectiva, o aluno deverá interligar os conteúdos da grade curricular, ou seja, todos os conteúdos abordados na escola, com a realidade existente, compreendendo e interpretando os fenômenos que ocorrem em todo o mundo. Para isso, é preciso que tenha feito uma leitura verdadeira, que tenha compreendido os conteúdos e interpretado os fatos, o porquê dos mesmos terem acontecido, conseguindo resolver de forma correta as questões apresentadas.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia