PUBLICIDADE
Ao entrar no ensino fundamental-II, o aluno deverá desenvolver habilidades de adaptação para que tudo corra bem em seus estudos.
Essas adaptações não irão acontecer de forma brusca, mas sim dando condições para que o estudante consiga vencer as etapas que se seguem.
No primeiro contato, nos primeiros dias de aula, é possível notar que não terá somente um professor, mas sim um para cada disciplina. Anteriormente os professores diferentes ficavam apenas para as atividades extraclasses, como artes, educação física, inglês e outras.
O contato com vários professores faz com que o aluno se torne mais independente, pois deixa de receber orientações de uma única pessoa.
É importante manter a organização dos materiais, dos cadernos, pois misturar os mesmos poderá atrapalhar o desempenho, as tarefas de casa ou mesmo os estudos.
Por volta dos onze anos de idade, o estudante consegue formular hipóteses acerca dos fatos sociais, podendo fazer referências com as disciplinas que estuda em sala de aula, associando-as à realidade.
Portanto, é necessário manter-se em contato com revistas e jornais de qualidade ou pelo menos assistir a um jornal televisivo, de circulação nacional, para tomar conhecimento do que está acontecendo no mundo. Dessa forma, conseguirá perceber a importância do seu conhecimento para o coletivo.
As amizades vão se tornando mais sólidas, o adolescente passa a conviver mais com seus colegas, buscando referências para as coisas que gosta, fora do meio familiar.
Todas essas aprendizagens são excelentes maneiras de se enfrentar os desafios, pois deixa o estudante independente, seguro e com capacidade para enfrentar a vida.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia