PUBLICIDADE
Alguns dias do calendário são dedicados a homenagens. Os feriados religiosos conhecidos atualmente existiam desde a Roma Antiga. Algumas divindades como Vênus e Dionísio eram celebradas, Vênus era exaltada em procissões e jogos de gladiadores e Dionísio em festas particulares oferecidas pelos Romanos.
Os feriados religiosos eram os únicos existentes na Antiguidade, e tinham o intuito de interromper a rotina da sociedade. O primeiro feriado civil surgiu em 1789. A data que marca o início da Revolução Francesa, dia 14 de Julho, é comemorada como dia nacional do país.
Durante a Revolução Industrial, o proletário composto por homens, mulheres e crianças, trabalhava em extensa carga horária até 16 horas diárias, além de não obter o direito do benefício de folgas e férias. O movimento proletário promoveu simultaneamente manifestações em vários países com o intuito de melhorar as condições de trabalho e de remuneração.
Aconteceu em diferentes países consecutivas rebeliões no fim do século XIX, determinando assim o Dia do Trabalhador, comemorado em vários países no dia primeiro de maio, foi nessa mesma data, no ano de 1886, que a cidade de Chicago passou por uma greve geral.
Por Patrícia Lopes