Os principais carboidratos

A madeira é rica em celulose

Carboidratos, ou glicídios, são moléculas formadas predominantemente por átomos de carbono, oxigênio e hidrogênio. Podem ser monossacarídeos, quando possuem entre 3 e 7 carbonos em sua constituição; dissacarídeos, quando são formados por dois monossacarídeos, unidos por uma ligação denominada glicosídica; ou polissacarídeos, compostos por centenas, ou milhares de monossacarídeos. Essas moléculas exercem funções de suma importância para a manutenção da vida, já que pertencem ao principal grupo de substâncias de reserva energética; e exercem importante função estrutural.

Mapa Mental: Carboidratos

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Conheça, abaixo, os carboidratos mais estudados em Ciências e Biologia:

Glicose (monossacarídeo)

É um monossacarídeo composto por seis carbonos, sendo por isso classificado como uma hexose. Ela é a principal molécula desse grupo responsável pelo fornecimento de energia aos seres vivos, sendo sintetizada por organismos autotróficos, por meio da fotossíntese, e armazenada em moléculas mais complexas, que serão discutidas mais adiante.

Ribose (monossacarídeo)

A ribose, composta por cinco carbonos (pentose), é parte constituinte do ATP, responsável por desempenhar papéis relacionados aos processos energéticos nas células. Além disso, também participa da composição de moléculas de ácidos nucleicos.

Sacarose (dissacarídeo)

De gosto extremamente doce, está bastante presente em nosso dia a dia, já que este carboidrato é o nosso açúcar comum. É o resultado da união de uma molécula de glicose e outra de frutose, sendo encontrada em alguns vegetais, como a cana-de-açúcar e beterraba.

Lactose (dissacarídeo)

Formado por glicose e galactose, essa molécula é encontrada no leite, sendo a principal fonte alimentar de bebês. Algumas pessoas têm intolerância a esta substância, em razão da ausência ou mau funcionamento da enzima responsável pela sua digestão: a lactase.

Amido (polissacarídeo)

Formada por diversas unidades de glicose, é armazenado pelas plantas e algas, funcionando como uma reserva energética para estas. Assim, quando há demanda, o amido sofre hidrólise, liberando moléculas desta hexose. O amido é parte integrante de nossa dieta alimentar, estando presente em alguns grãos, raízes e tubérculos.

Glicogênio (polissacarídeo)

É a molécula de armazenamento energético dos animais, sendo o fígado o responsável por unir unidades de glicose, formando esse polissacarídeo; e também por provocar a quebra destas, em curtos períodos de falta de glicose.

Celulose (polissacarídeo)

É o carboidrato mais abundante da natureza, presente em células vegetais, conferindo rigidez e resistência. Formada por moléculas de glicose, em conformação um pouco diferente da dos polissacarídeos já citados, não é digerida pelos animais, já que estes não possuem a celulase – sua enzima específica. A celulose é o principal componente da madeira e, consequentemente, do papel.

* Mapa Mental por Vanessa Sardinha

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

ARAGUAIA, Mariana. "Os principais carboidratos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/os-principais-carboidratos.htm. Acesso em 24 de maio de 2022.

De estudante para estudante

O que pode cair no Enem 2022 em Ciências da Natureza?

Por Thiago Cabral
Responder
Ver respostas

(Unifor-CE) As fibras musculares estriadas armazenam um carboidrato a partir do qual se obtém energia para a contração. Essa substância de reserva se encontra na forma de:

a)      Amido;

b)      Glicose;

c)       Maltose;

d)      Sacarose;

e)      Glicogênio.

(UFR-RJ) As plantas e animais utilizam diversos componentes químicos na formação de partes importantes de seus organismos ou na construção de estruturas importantes em sua sobrevivência. A seguir estão citados alguns:

I – O esqueleto externo dos insetos é composto de um polissacarídeo.

II – As células vegetais possuem uma parede formada por polipeptídeos.

III – Os favos das colmeias são constituídos por lipídios.

IV – As unhas são impregnadas de polissacarídeos que as deixam rígidas e impermeabilizadas.

Estão corretas as afirmativas