close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Anton Leeuwenhoek

Van Leeuwenhoek voltou suas lentes para o mundo microscópico, até então desconhecido
Van Leeuwenhoek voltou suas lentes para o mundo microscópico, até então desconhecido
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Anton Van Leeuwenhoek, lojista e porteiro da prefeitura, tornou-se um notável naturalista holandês que viveu de 24 de Outubro de 1632 a 26 de Agosto de 1723. Leeuwenhoek é, para alguns, considerado o inventor do microscópio e, para outros, o aperfeiçoador deste aparelho. Foi também ele que, ao final do século XVII, identificou pela primeira vez a levedura como um ser vivo, parte integrante da produção de bebidas fermentadas. Desta forma, considerá-lo como o precursor da microscopia – ou, pelo menos, um importante pesquisador desta área - é um referencial justo e coerente.

Desenhou e reconstruiu o deslocamento dos procariontes que viviam nas suas próprias lentes – possuía a maior coleção de lentes do mundo (ao todo, mais de 400 lentes de aumento) e, com elas, observava praticamente tudo o que lhe caía às mãos.

Seu microscópio consistia em uma lente simples e bastante pequena e foi com esse modelo que descreveu: os procariontes; o espermatozoide de insetos, cães e humanos; fibras musculares; glóbulos vermelhos; capilares sanguíneos; protozoários; rotíferos e o parasita intestinal Giardia lamblia, isolada de suas próprias fezes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, realizou os primeiros estudos descritivos da embriologia de alguns animais marinhos e conseguiu provar que até os seres mais simples se reproduzem.

Como na época muitos não acreditavam que seu aparato era capaz de revelar este mundo até então desconhecido e pelo fato de que manteve em segredo, durante toda a sua vida, seus métodos de microscopia, Robert Hooke e Nehemiah Grew foram encarregados de construírem o melhor microscópio que pudessem para confirmar se Anton não estava trapaceando – e não estava.

Em razão dessa “não socialização”, passaram-se 200 anos até que a microbiologia fosse, de fato, iniciada formalmente. 

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Anton Leeuwenhoek"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/anton-leeuwenhoek.htm. Acesso em 26 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Cacteristics sugiram em cada grupo, cada vez mais adaptados as diferentes regiões do grand canyon

Por Matheus free fire
Responder
Ver respostas

Um homen tipo O filho de pais A+ pretende se casar com uma jovem A-filha de pai O-e mãe AB+.Qual a probabilidade do casal ter filhos com o mesmo fenótipo tipo do pai??

Por Elem Cristina
Responder
Ver respostas

Estude agora


Divisão de números complexos na forma trigonométrica

Nesta aula veremos como realizar a divisão de números complexos na forma trigonométrica. Além disso, ensinaremos...

Francis Hutcheson

Teólogo protestante e filósofo irlandês, Francis Hutcheson foi uma das referências do filósofo e economista...