Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Frans van Schooten

Biografia

Retrato do matemático holandês Frans van Schooten
Retrato do matemático holandês Frans van Schooten
PUBLICIDADE

Matemático holandês nascido em Leyden, Netherlands, sucessor de seu pai, também um engenheiro militar e de mesmo nome, conhecido posteriormente como o velho, como professor de matemática na escola de engenharia em sua cidade natal (1646), onde se formara um grupo de matemáticos de notáveis contribuições a evolução desta ciência. Entrou na Universidade de Leyden (1631), onde estudou matemática profundamente. Ao visitar Leyden (1637) Descartes (1596-1650) encontrou-se com ele e este encontro foi muito importante em sua vida, porque o filósofo francês impressionado pelo nível daquele estudante, introduziu-o no Círculo de Mersenne, em Paris. Algum tempo depois ele foi ao exterior, viajando primeiramente a Paris e depois a Londres, onde permaneceu quase três anos (1641-1643).

Ampliou seus conhecimentos em matemática em contato os grandes mestres na matéria nesses dois centros e depois que retornou a Leyden, já com grande prestígio internacional, continuou a se corresponder com os principais matemáticos desses dois centros. Tornou-se assistente de seu pai (1643) e o substituiu como professor após sua morte (1645). Publicou os manuscritos de François Viète (1540-1603) em Leyden e tornou-se assistente (1643) de seu pai e quando este morreu dois anos mais tarde, foi indicado para a cadeira que, então, ficou vaga. Calvinista, tornou-se o principal divulgador e estabelecedor da geometria de Descartes ao publicar (1649) uma versão em latim, a linguagem científica da época, juntamente com material suplementar explanador, com o nome de La géométrie de Descartes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outra publicação notória de sua autoria foi Exercitationes mathematicae, sobre aplicações de álgebra à geometria (1656). Seu próprio livro La géométrie de Renée Des Cartes, publicado em dois volumes (1659-1661), continha apêndices escritos por três discípulos seus, a saber, Johan de Witt (1629-1672), Johan Hudde (1629-1704) e Hendrick Van Heuraet (1633-1660), nas versões mais ampliadas, e também em dois volumes, publicadas em seguida (1661, 1683 e 1695). Foi tutor e professor de Christian Huyghens (1629-1695), que se transformou em amigo, e de seu irmão. Nascido em Leyden, Países Baixos, faleceu na mesma cidade a 29 de maio (1660). Não deve ser confundido com seu pai, Frans van Schooten, o velho, que era professor na escola da engenharia em Leyden.

Figura copiada do site TURNBULL WWW SERVER:
http://www-history.mcs.st-andrews.ac.uk/  

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Ordem F - Biografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Frans van Schooten"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/frans-van-schooten.htm. Acesso em 21 de setembro de 2021.