Topo
pesquisar

François Quesnay

Biografia

PUBLICIDADE

Médico e economista francês nascido em Méré, próximo a Paris, fundador e principal líder da fisiocracia, a primeira escola francesa de economia, considerada a primeira escola sistemática de economia política e oposta ao mercantilismo. Na capital francesa, estudou medicina, exercendo a profissão durante a maior parte de sua vida, inclusive tornando-se (1752) médico da corte do rei francês Luís XV (1710-1774), onde se transformou numa pessoa influente. A publicação do tratado Essai physique sur l'economie animale (1736) valeu-lhe a nomeação como secretário perpétuo da Academia de Cirurgia.

A partir de então, entrou em contato com os pensadores do Iluminismo em Versalhes, especialmente no assunto economia, que considerava parte integrante da teoria social. Com seus artigos para a Encyclopédie como Fermiers (1756) e Grains (1757) e nos artigos subseqüentes, transformou a economia num tema nos salões da corte.

Morreu em Versalhes e sua obra fundamental foi a publicação Tableau économique (1758), diagrama didático que representava as relações entre as diferentes classes econômicas e sociais, demonstrando a relação entre diferentes classes e setores econômicos e o fluxo de pagamentos entre eles, baseado em números e dados e construindo seu esquema de funcionamento do sistema econômico.

Figura copiada do sítio PHEUK ONLINE/UNIV.COIMBRA:
http://www4.fe.uc.pt/pheuk/index.html  

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Ordem F - Biografia - Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fundador da primeira escola francesa de economia
Fundador da primeira escola francesa de economia
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola