Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

François Quesnay

Fundador da primeira escola francesa de economia
Fundador da primeira escola francesa de economia
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Médico e economista francês nascido em Méré, próximo a Paris, fundador e principal líder da fisiocracia, a primeira escola francesa de economia, considerada a primeira escola sistemática de economia política e oposta ao mercantilismo. Na capital francesa, estudou medicina, exercendo a profissão durante a maior parte de sua vida, inclusive tornando-se (1752) médico da corte do rei francês Luís XV (1710-1774), onde se transformou numa pessoa influente. A publicação do tratado Essai physique sur l'economie animale (1736) valeu-lhe a nomeação como secretário perpétuo da Academia de Cirurgia.

A partir de então, entrou em contato com os pensadores do Iluminismo em Versalhes, especialmente no assunto economia, que considerava parte integrante da teoria social. Com seus artigos para a Encyclopédie como Fermiers (1756) e Grains (1757) e nos artigos subseqüentes, transformou a economia num tema nos salões da corte.

Morreu em Versalhes e sua obra fundamental foi a publicação Tableau économique (1758), diagrama didático que representava as relações entre as diferentes classes econômicas e sociais, demonstrando a relação entre diferentes classes e setores econômicos e o fluxo de pagamentos entre eles, baseado em números e dados e construindo seu esquema de funcionamento do sistema econômico.

Figura copiada do sítio PHEUK ONLINE/UNIV.COIMBRA

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "François Quesnay"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/francois-quesnay.htm. Acesso em 03 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante