Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Francis William Aston

Desenvolveu pesquisas em isótopos de elementos radioativos
Desenvolveu pesquisas em isótopos de elementos radioativos
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Físico e químico experimental inglês nascido em Harborne, Birmingham, que se notabilizou pelo desenvolvimento de pesquisas em isótopos de elementos radioativos. Trabalhou com Frankland (1898), Poynting (1903) e J.J Thomson (1910). Dedicou-se inicialmente ao estudo de descargas elétricas em gases rarefeitos na Universidade de Cambridge. A sua larga experiência em técnicas de vácuo permitiu-lhe pôr em evidência pela primeira vez a constituição isotópica de um elemento estável por meio de análise dos raios positivos.

Conseguiu uma separação parcial de isótopos por um método de difusão (1913) e provou a existência dos isótopos, a partir de experimentos com o neônio (1919). Aperfeiçoou o espectógrafo de Thomson (1920) e chegou a descobrir mais de 200 isótopos naturais e definiu o fenômeno da isotopia. Pertenceu a várias academias de ciências, entre elas a da URSS, o Trinity College e a Royal Society, e faleceu em Cambridge, Cambridgeshire. Ganhou o Prêmio Nobel de Química (1922) pelo trabalho com o espectrógrafo de massa e a criação da regra dos números inteiros e publicou uma obra marcante: Mass spectra and Isotopes (1942).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Francis William Aston"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/francis-william-aston.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante