Ferdinand Porsche

Biografia

PUBLICIDADE

Ferdinand Porsche, o pai

Engenheiro automotivo germânico nascido em Maffersdorf, Áustria, famoso projetista do fusca. Trabalhou para uma firma de eletricidade em Viena (1893-1898) antes de associar-se a Companhia Lohner. Tornou-se diretor geral da Austro-Daimler Co (1916) e transferiu-se para a divisão da Daimler de Stuttgart (1923). Abriu sua própria empresa (1931) para projetar carros esportivos e desenhou com seu filho, o Volkswagen (1934) sob encomenda de Hitler, e que, após I Guerra Mundial, tornou-se conhecido como o Besouro, que se tornaria o maior sucesso da história automotiva. Projetou, também, carros elétricos e viaturas bélicas entres as grandes guerras. Foi aprisionado por um breve período após II Guerra e morreu em Stuttgart, Alemanha.

Ferdinand Anton Ernst Porsche, o filho

Engenheiro automotivo austríaco nascido em Wiener Neustadt, Áustria, um dos projetistas do fusca e fundador da fábrica de automóveis esportivos Porsche. Filho e sócio de um engenheiro e corredor de automóveis de mesmo nome, juntos projetaram o Volkswagen, o carro do povo (1934) que, após I Guerra Mundial, tornou-se conhecido como o Besouro, e que se tornaria o maior sucesso da história automotiva. Durante a II Grande Guerra projetou tanques para o Exército alemão e ainda com o pai vivo, produziu seu automóvel esportivo Porsche (1950), o 356, o primeiro carro esporte de sucesso mundial. Morreu em 27 de março (1998), em Zell am See, Áustria.

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ordem F - Biografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Ferdinand Porsche"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/ferdinand-porsche.htm. Acesso em 04 de junho de 2020.