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Denis Papin

Biografia

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Médico e físico e inventor francês nascido em Blois, pioneiro do conceito da transmissão pneumática, inventou máquinas movidas a pressão atmosférica e a vapor, tornando-se um dos pioneiros da navegação a vapor. Foi educado na escola Jesuíta de Blois, entrou para Universidade de Angers (1661) e graduou-se em medicina (1669). Seu interesse por física cresceu quando ajudou Huygens a experimentar uma bomba de ar (1671-1674) durante o período que ele morou nos apartamentos de Huygens, na Biblioteca Real, em Paris. Por razões religiosas foi para Londres (1675) para trabalhar com Boyle e lá permaneceu por quatro anos, até que se tornou o assistente de Hooke na Royal Society (1679).

Foi eleido Fellow da Royal Society (1680) e seguiu para Itália onde foi diretor de experiências ao Accademia Publicca di Scienze in Venice (1681-1684). Calvinista, nascido em uma família de Huguenot, só depois do Édito de Nantes que concedeu liberdade religiosa ao Huguenots, voltou para a França, a convite de Louis XIV (1685). Voltou novamente a Londres (1684) trabalhando na Royal Society (1684-1687). Depois foi para Hesse-Kassel como professor de matemática na Universidade de Marburg (1687-1696) e continuou como pesquisador naquela universidade por onze anos mais, até se aposentar (1707). Ele tornou-se mais conhecido como inventor, particularmente pelo seu trabalho com máquinas a vapor. Inventou (1679) um fogão de pressão e o primeiro motor de pistão e que foi utilizado pelo próprio para bombear água para um tanque no telhado do palácio prover água para as fontes.

Era uma máquina tosca que aproveitava mais o movimento do ar que da pressão do vapor. A máquina era constituída de um único cilindro que servia também como caldeira. Se colocava uma pequena quantidade de água na parte inferior do cilindro e se aquecia até que produzir vapor. A pressão do vapor empurrava um pistão acoplado ao cilindro, enquanto eliminava a fonte de calor da parte inferior. A medida que o cilindro se esfriava, o vapor se condensava e a pressão do ar na parte externa ao pistão exterior o empurrava novamente para baixo. Publicou, em Paris, seu primeiro trabalho sobre máquinas a vapor: De novis quibusdam machinis (1690). Nessa publicação apresentou o mecanismo de funcionamento de sua mais famosa e popular invenção: a bomba centrífuga (1689), uma máquina a vapor destinada elevar água de um canal entre Kassel e Karlshaven.

Quando Leibniz lhe enviou um esboço de uma máquina a vapor, ele começou a trabalhar novamente naquele tópico e escreveu The New Art of Pumping Water by using Steam (1707) e projetou uma válvula de segurança para prevenir que a pressão de vapor atingisse níveis perigosos. Outras invenções nas quais trabalhou foram a construção de um submarino, uma arma de ar e um lançador de granada. Também tentou em Hesse-Kassel experimentar como preservar comida usando substâncias químicas e vácuo. Seus últimos anos de vida foram de obscuridade e pobreza e supõe-se que tenha morrido em Londres, embora não haja nenhum registro sobre sua morte, apenas uma última carta conhecida datada por ele em 23 de janeiro (1712).

Figura copiada do site TURNBULL WWW SERVER:
http://www-history.mcs.st-andrews.ac.uk/  

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

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Ordem D - Biografia - Brasil Escola

Inventor das máquinas movidas a pressão atmosférica e a vapor
Inventor das máquinas movidas a pressão atmosférica e a vapor
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